PESO NO BOLSO: gás de cozinha está 5% mais caro

O reajuste foi anunciado pela Petrobras

A Petrobras aumentou em quase 5% o preço médio de venda do gás liquefeito de petróleo (GLP) para as distribuidoras. O novo valor do gás de cozinha começa a valer já a partir desta sexta-feira (2).

Leia as últimas notícias do dia

Segundo a estatal, o preço passará a ser de R$ 3,21 por quilo, o que é equivalente a R$ 41,68 por 13 quilos. “Os preços praticados pela Petrobras têm como referência os preços de paridade de importação e, dessa maneira, acompanham as variações do valor do produto no mercado internacional e da taxa de câmbio, para cima e para baixo”, informou a estatal em nota.

A estatal também pontou que o “alinhamento dos preços ao mercado internacional é fundamental para garantir que o mercado brasileiro siga sendo suprido sem riscos de desabastecimento”.

No mês passado, o presidente Jair Bolsonaro editou um decreto no qual zerou as alíquotas de PIS e Cofins que incidem sobre óleo diesel e gás de cozinha com o objetivo de conter o avanço do preço dos combustíveis.

Apesar das medidas, as distribuidoras de gás alertaram que não estavam conseguindo repassar para as revendedoras a isenção de tributo concedia pelo governo federal para o botijão de até 13 quilos. Segundo a Associação Brasileira de Entidades de Classe das Revendas de Gás LP (Abragas), o repasse da isenção não estava ocorrendo porque, ao emitir a nota fiscal, a Petrobras não sabia qual volume de gás será envasado – o benefício fiscal vale apenas para o botijão de até 13 quilos.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!