Alunos de Esteio voltam às aulas presenciais após vacinação de professores

Antes do retorno das aulas, três professores testaram positivo para a Covid-19.

As escolas de Esteio voltaram a receber alunos e professores para aulas presenciais nesta quinta-feira (12). O retorno com modelo híbrido, segundo a Prefeitura, respeita protocolos sanitários com atividades nas escolas e também remotas. O município começou a vacinação dos profissionais da educação no dia 6 de maio. Antes do retorno das aulas, porém, três professores testaram positivo para a Covid-19.

Ao todo, são nove escolas municipais de Educação Infantil (EMEI), 20 de Educação Básica (EMEB) e uma de Educação de Jovens e Adultos (Emeja). Ezequiel Salazar Hins, de dois anos, chegou hoje à EMEI Parque do Sabiá, no Bairro Três Marias, meio desconfiado. No colo da mãe, Ana Carolina do Amaral Salazar, 20 anos, o menino foi levado para o seu primeiro dia de aula. É a primeira vez que a escola, inaugurada em 29 de junho do ano passado, recebe as crianças.

Leia mais notícias de ESTEIO

Ezequiel e Ana Carolina foram recebidos na entrada pelo prefeito Leonardo Pascoal, pelo vice-prefeito Jaime da Rosa, pela titular da Secretaria da Educação, Tatiana Tanara, e pela diretora da escola, Joelma Trovo Belmonte, que formaram uma comissão para recepcionar os estudantes. Satisfeita com a estrutura, Ana Carolina aprovou as medidas adotadas. “A escola é novinha, bem bacana. Gostei de tudo, em especial do jeito que estão fazendo a divisão das turmas”, contou a operadora de caixa.

Pela manhã, na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Oswaldo Aranha, Maria Eduarda Reus chegou com sua máscara colorida e, assim que passou do portão, já aplicou álcool-gel nas mãos. “Hoje é o primeiro dia de aula da vida dela e eu estou muito tranquila no que diz respeito aos cuidados preventivos. Sei que ela vai estar protegida, pois a escola se preparou e a minha filha, assim como outras crianças, é de uma nova geração que o uso da máscara e a higiene das mãos já fazem parte do dia a dia”, afirmou a gerente comercial Márcia Marilene Reus, 43 anos, mãe da menina.

Com 37 anos de Magistério, dos quais 30 na EMEB Oswaldo Aranha, a diretora Marcia Aguiar argumentou que é muito bom poder voltar a ouvir os gritos das crianças pelos corredores da escola. “Hoje é um dia histórico. A gente sabe que não será como antes, mas eles trazem vida de volta para este ambiente. Estamos tranquilos, pois houve preocupação com a nossa saúde, ao nos proporcionarem a vacinação. Isso é uma demonstração de cuidado com a categoria, o que nos dá muita segurança para estar aqui”, afirmou a diretora.

Um primeiro ponto para estar atento é a hora de entrada e de saída da escola. A primeira turma da manhã, por exemplo, ingressa às 8h15min e é liberada às 11h15min. No caso da Emeja, que tem aulas à noite, a primeira entrada ocorre às 18h30min, com saída às 21h30min.

Cada instituição de ensino fez sua organização, conforme sua estrutura, e comunicou os horários aos pais e responsáveis, que deverão respeitar a hora informada, uma vez que não será permitido o acesso antes e nem a saída após o horário previsto. Além disso, os familiares e responsáveis dos estudantes não podem entrar na escola, devendo ficar do lado de fora do portão.

Leia mais notícias de ESTEIO

 A Prefeitura garante ainda que o número de alunos em sala de aula observa os protocolos locais e as condições de funcionamento das unidades escolares, conforme estipulado no plano de contingência que cada uma delas precisou elaborar para este retorno. A ideia é definir grupos de convívio, que serão mantidos.

Entre os cuidados que são observados estão o uso de máscara e outros equipamentos de proteção individual, o distanciamento entre pessoas, aferição de temperatura e a higienização dos ambientes. O material escolar deve ser de uso individual, não podendo ser compartilhado, e não são realizadas atividades que promovam aglomerações. O lanche é entregue ao final do turno e a alimentação deve ser feita fora do espaço escolar. Cada aluno precisa levar sua própria garrafa de água, uma vez que os bebedouros estão lacrados.

A carga horária presencial neste momento é de, no máximo, três horas. Para os anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º), há ainda mais uma hora de atividades remotas diariamente, enquanto para os anos finais (6º ao 9º) essa carga horária a distância é de uma hora e meia.

A ideia é priorizar o atendimento aos alunos em situação de vulnerabilidade ou com dificuldade para acessar as atividades online. A volta do aluno às aulas presenciais não é obrigatória e ocorre mediante autorização dos pais ou responsáveis. As famílias que optarem por permanecer com suas crianças em casa deverão manter a realização das atividades pedagógicas a distância, online ou retirando as tarefas na escola.

Segundo os dados da SME, as 30 instituições da rede municipal pública de ensino têm 10.546 alunos matriculados, sendo 2.843 na Educação Infantil, 4.265 nos anos iniciais do Ensino Fundamental, 3.258 nos anos finais e 180 na EJA.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!