Ônibus da Transcal são flagrados com excesso de passageiros em Canoas

Da Vicasa também.

A equipe de fiscalização da Metroplan autuou 20 dos 45 ônibus abordados em bitz do Governo do Estado realizada na manhã desta segunda-feira (17) em Canoas. Eles estavam com excesso de passageiros no veículo. É o primeiro dia de operação da nova rota da Transcal, que assumiu no lugar da empresa Vicasa as viagens de Canoas para Porto Alegre.

Leia mais notícias de CANOAS

A ação teve como objetivo verificar as condições de funcionamento do Transporte Coletivo, cumprimento das normas editadas para o período de pandemia, e condições (sanitárias) gerais de higienização e ventilação.

O secretário de Articulação e Apoio aos Municípios (SAAM) e ex-prefeito de Canoas, Luiz Carlos Busato (PTB), acompanhou a investida na Avenida Guilherme Schell, no bairro Rio Branco. Segundo ele, não ocorreu nenhuma omissão de horários e os fiscais irão continuar em dias, horários e pontos alternados da cidade.

Na última sexta-feira, ocorreu a assinatura do termo de ajustamento de conduta, firmado entre o Ministério Público de Canoas, a SAAM e a Metroplan com as empresas Vicasa e Transcal. Conforme o documento, a empresa Transcal passa a operar as linhas Estância Velha a Porto Alegre, Industrial a Porto Alegre, e a linha semi-direta Guajuviras – Porto Alegre/Praia de Belas.

As linhas de Integração estão circulando com ônibus da categoria Executivo, porém o preço cobrado é da categoria Convencional. Para as linhas Canoas à Capital e vice-versa foram destacados veículos da categoria Convencional com ar-condicionado. No total, são 40 ônibus, com aumento de 110% no número de viagens, passando de 244 para 514.

“O serviço até então prestado pela Vicasa chegou a um ponto que ficou insustentável de aceitar. Por isso, demos duas alternativas: ou a empresa achasse uma solução ou perderia a concessão. A Vicasa então apresentou esse plano que conta com o incremento de veículos da Transcal. Vamos seguir fiscalizando essa operação e ao final de 45 dias vamos decidir qual será o destino do transporte metropolitano em Canoas”, comenta Busato.

A segunda etapa, dividida em duas fases, entra em operação no dia 24 de maio, com operação das linhas de Integrações Estância Velha, Niterói, Barreto, Guajuviras via Boqueirão, Residencial Guajuviras via Avenida Esperança e Hispânica e Santa Maria/Guajuviras, e no dia 31 de maio linhas de Integrações Mathias Velho, Florianópolis, Harmonia/Mato Grande, Fátima e Igara/Petrobrás/Ozanan.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!