Eduardo Leite e Onyx Lorenzoni lideram pesquisa para o Governo do Estado

Onyx só seria eleito se Leite não se candidatar.

O Instituto Paraná pesquisas divulgou nesta quinta-feira (20) pesquisa eleitoral medindo a intenção de votos em possíveis candidatos ao Governo do Estado e ao Senado pelo Rio Grande do Sul. No cenário sem o atual governador Eduardo Leite (PSDB), o secretário-geral do presidente Jair Bolsonaro, Onyx Lorenzoni, é o primeiro lugar nas pesquisas.

Leia mais notícias de POLÍTICA

Como Leite já afirmou não ser candidato a reeleição, Onyx está com 24% em uma liderança isolada até o momento. O presidente do Grêmio, Romildo Bolzan Jr (PDT), aparece com 10,6%, seguido de Marcel Van Hatten (Novo), que possui 9,3% das intenções de votos. Logo depois vem Luis Carlos Heinze (PP), com 7,3%, Pedro Ruas (Psol), com 6%, o atual vice-governador Ranolfo Vieira Jr (PTB), com 3,8%, e Edegar Preto (PT), com 3,5%.

Em um segundo cenário, desta vez com Leite, o atual governador chega a 24,9% das intenções de voto e Onix baixa para 17,7%, mas ainda permanece em segundo lugar. Através de entrevistas por telefone, foram ouvidas 1.552 pessoas, com mais de 16 anos, em 68 municípios gaúchos.

Para o Senado Federal quem lidera é Ana Amélia Lemos (17,2%), do Progressistas. Onyx Lorenzoni também aparece como possível candidato, com 13,4%. O Vice-presidente da República General Mourão (PRTB) fica em terceiro lugar, com 9,3%. Germano Rigotto (MDB – 8,6%), Lasier Martins (PDT – 7,8%) e Paulo Pimenta (PT – 6,3%) também aparecem na pesquisa.

Em um segundo cenário, porém, o atual governador Eduardo Leite também aparece como favorito nas intenções de voto para o Senado Federal. O tucano aparece na pesquisa com 18,8%, levando Ana Amélia para o segundo lugar, com 14,8%.

Ao todo, 48,7% dos gaúchos aprovam a administração e 46,3% desaprovam. A maioria dos ouvidos (31,8%) considera que sua gestão foi ruim ou péssima.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!