Gestantes de Canoas testam vacina contra vĂ­rus

O teste Ă© feito no Hospital UniversitĂĄrio (HU)

O Hospital UniversitĂĄrio de Canoas (HU), participa de uma pesquisa nacional com gestantes, que testa uma vacina contra o vĂ­rus Sincicial RespiratĂłrio. O vĂ­rus causa infecçÔes respiratĂłrias graves em recĂ©m-nascidos. O estudo, organizado pela farmacĂȘutica Pfizer, acontece em algumas cidades brasileiras e, no Rio Grande do Sul, alĂ©m do HU, somente o Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre, estĂĄ incluĂ­do.

Leia mais notĂ­cias de Canoas

Em Canoas, a pesquisa vai envolver cerca de 50 gestantes que fazem o prĂ©-natal nas unidades bĂĄsicas de saĂșde. A seleção das gestantes jĂĄ estĂĄ acontecendo. As interessadas devem procurar a sua unidade bĂĄsica de referĂȘncia, onde passarĂŁo pela primeira triagem e, posteriormente, serĂŁo encaminhadas  para atendimento no hospital. Gestantes com histĂłrico de doenças respiratĂłrias, sejam elas crĂŽnicas ou pontuais, tambĂ©m podem participar.

O objetivo da pesquisa Ă© verificar a capacidade do bebĂȘ desenvolver anticorpos contra o vĂ­rus e, consequentemente, diminuir o aparecimento de doenças como bronquites e bronquiolites, que atingem com maior gravidade crianças menores de 2 anos.

O responsĂĄvel pela pesquisa, Dr. Paulo Nader, explica que o estudo jĂĄ estĂĄ na fase trĂȘs, que Ă© a Ășltima etapa antes da aprovação para aplicação na população. “É um estudo de extrema importĂąncia e de grande impacto na ĂĄrea clĂ­nica. O HU foi escolhido por ser referĂȘncia no atendimento Ă s gestantes do Rio Grande do Sul e pela alta qualidade clĂ­nica e tĂ©cnica.

As gestantes e os bebĂȘs serĂŁo acompanhadas durante toda a gestação atĂ© o primeiro ano de vida da criança, por uma equipe multidisciplinar. Neste perĂ­odo participaram de entrevistas e consultas, realizadas no prĂłprio Centro de Pesquisas do HU. “Neste perĂ­odo teremos a oportunidade de disponibilizar para as gestantes e os bebĂȘs uma vacina que ainda nĂŁo estĂĄ no mercado e que tem como foco, a redução das chamadas doenças de inverno”, destaca Nader.

Quem pode participar

Para participar, alĂ©m de estar realizando o prĂ©-natal na rede pĂșblica de saĂșde, a gestante deve ter mais de 18 anos, estar no terceiro trimestre de gestação e nĂŁo ter tido mais de quatro gestaçÔes. A aplicação da vacina serĂĄ feita em dose Ășnica, em data estabelecida de acordo com a inclusĂŁo da gestante ao programa.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: ConteĂșdo protegido!