Canoas vai fazer mutirão de eletrocardiograma neste final de semana

Mais de 8 mil pessoas aguardam o exame na cidade.

Mais de 8 mil pessoas aguardam para fazer um exame de eletrocardiograma (ECG) em Canoas. Para reduzir a fila, a Prefeitura de Canoas promove neste final de semana um mutirão. Ao todo, 180 pacientes serão atendidos entre a manhã de sábado (19) e a tarde de domingo (20), nos hospitais Universitário (HU) e Nossa Senhora das Graças (HNSG).

Leia mais notícias de CANOAS

A ação segue até zerar a fila de pacientes que aguardam pelo exame. Em junho, a meta é alcançar 720 eletrocardiogramas. A diretora de Regulação, Controle, Auditoria e Avaliação, da Secretaria Municipal da Saúde, Michele Feltrin, explica que, em função da pandemia e para garantir a segurança dos pacientes, sem aglomerações, não é possível marcar um grande número de pacientes para o mesmo dia.

Os agendamentos seguem a ordem na fila e são feitos pela Secretaria da Saúde. Por isso, é importante que os pacientes mantenham seus cadastros e telefones atualizados junto às suas unidades básicas de referência para que o município possa entrar em contato.

O secretário municipal da Saúde, Maicon Lemos, explica que o número de exames poderá ser ampliado, conforme o comportamento da pandemia. No início de maio, o município de Canoas retomou, de forma gradativa, as consultas especializadas, os exames de diagnóstico e os procedimentos cirúrgicos de baixa complexidade.

Levantamento realizado pela secretaria identificou uma longa fila de espera formada nos últimos quatro anos. O total de pacientes à espera de consultas com especialistas era de 43.482. Outros 28.451 aguardavam a realização de exames de imagem e diagnóstico e 23.248 esperavam por cirurgias eletivas.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!