Metrosul vai trocar mais de 200 mil hidrômetros em Canoas e região

Só em Canoas, mais de 39 mil equipamentos serão substituídos

A empresa que opera a Parceria Público-Privada (PPP) da Corsan, Ambiental Metrosul, na Região Metropolitana, vai trocar mais de 200 mil hidrômetros em Canoas e região até junho de 2022. O serviço acontece em residências e estabelecimentos comerciais.

Receba as notícias de Canoas no WhatsApp

Mais de 55 mil aparelhos já foram substituídos em sete meses. A troca acontece neste mês em Alvorada. Porém, o cronograma informado pela empresa contempla Canoas, para os meses de agosto, setembro e outubro (39,4 mil equipamentos); Viamão (26 mil) e Sapucaia do Sul (19,1 mil) em novembro e Cachoeirinha (12,4 mil) em dezembro. O cronograma de 2022 ainda está sendo elaborado.

Como funciona?

A troca dos hidrômetros ocorre, de forma prioritária, em residências e/ou estabelecimentos cujo equipamento esteja com validade vencida, próxima de expirar ou, ainda, com avarias. Com o tempo, há um desgaste natural que compromete o seu funcionamento. A recomendação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), órgão certificador, é de que a troca seja feita a cada cinco anos, tempo de vida útil estimado.

No entanto, se os clientes identificarem qualquer outro tipo de anomalia no hidrômetro, podem solicitar a aferição do mesmo junto à Corsan, que encaminhará uma equipe para vistoria. Se confirmado algum problema, a troca é feita sem custo. Do contrário, se o aparelho não apresentar anormalidade, será cobrada taxa conforme tabela tarifária da Corsan, determinada pelas agências reguladoras (Agers e Agesan). O valor é de, aproximadamente, R$ 190,00.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!