Após acidente com ônibus, imagens do Santuário da Praia do Paquetá são restauradas

Imagens foram danificadas em acidente com um ônibus da Sogal.

As sete imagens dos Orixás que haviam sido danificadas por um acidente com um ônibus da empresa Sogal em junho na Praia do Paquetá, em Canoas, foram restauradas e recolocadas no local. Conforme a Prefeitura de Canoas, o conserto foi feito sem custos por um frequentador e apreciador do espaço: o babalorixá Jorge Billi.

Receba notícias de CANOAS pelo WhatsApp

O santuário conta com 31 imagens que representam as religiões Afro-Brasileiras, Católicas e Indígenas esculpidas com fibra e resina. “Temos como referência o local e não poderia demorar muito o seu total restabelecimento. Atualmente, o Santuário é um ponto de visitação de pessoas que cultuam várias religiões, visto a beleza e o contato direto com a natureza apreciados no local”, complementa o Secretário da Coordenadoria das Diversidades e Comunidades Tradicionais, Santiago Buavas.

Relembre o caso

Um motorista da Sogal levou um susto na manhã do dia 7 de junho, uma terça-feira, enquanto dirigia um coletivo da linha Mato Grande. No terminal, na Praia do Paquetá, ele foi dar ré e acabou colidindo em imagens do Santuário Sincrético. “Ele se descuidou e acabou atingindo as imagens”, conta o Coordenador de Diversidades e Comunidades Tradicionais de Canoas, Carlos Santiago Buavas.

Sete imagens foram atingidas pelo coletivo. De acordo com Santiago, elas já foram levadas para um restaurador. Já que a mão de obra foi doada, a manutenção de R$ 700 foi paga pela Sogal. “O restaurador é um Pai de Santo que se comoveu e não vai cobrar mão de obra”, relata o coordenador.

Construído na Praia do Paquetá, o Santuário Sincrético é o primeiro e único do Brasil. O espaço conta com 31 imagens que representam as religiões Afro-Brasileiras, Católicas e Indígenas esculpidas com fibra e resina.

Foto: Carlos Santiago Buavas/Prefeitura de Canoas
MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!