CANOAS: Metrosul investe quase R$ 30 milhões para melhorar esgoto de 75 mil pessoas

De acordo com a empresa, o acesso ao esgoto tratado também proporcionará mais saúde e dignidade aos moradores, e desenvolvimento ao município

A Metrosul começou nesta quarta-feira (28) a obra de aproximadamente 30 quilômetros de rede coletora em Canoas e 4,5 mil novas conexões ao sistema no bairro Harmonia, em Canoas. A ação antecipa o cronograma de universalização do tratamento de esgoto no município, que estava previsto para o final de 2022. A ação vai melhorar o esgoto de 75 mil pessoas que moram na região.

Receba as notícias de Canoas no WhatsApp

Com investimentos de R$ 29,8 milhões, a construção das redes terá seis frentes de trabalhos e previsão de conclusão ainda em 2021, considerando boas condições climáticas. Poderá haver algum transtorno temporário a uma parcela da população, mas as intervenções trarão benefícios a todos, inclusive com a recuperação e a preservação ao meio ambiente e os mananciais da região. “Esse é um esforço conjunto entre a Metrosul, Corsan e Prefeitura para que a gente possa enfrentar esse problema”, comenta o prefeito Jairo Jorge ao ressaltar a importância das obras.

Além disso, as obras contribuem diretamente à despoluição da Vala da Curitiba que há décadas sofre o impacto da falta de saneamento. Conforme análise da área de engenharia da Metrosul, o esgoto gerado no Harmonia segue direto para a vala pelas galerias de águas pluviais. Com o investimento, será reduzido consideravelmente a emissão de efluentes para a vala uma vez que o esgoto dessas residências será direcionado à estação para o tratamento. “O benefício que essa obra vai trazer é muito importante”, enfatiza Jairo.

Além dos benefícios ao meio ambiente, ajudando a diminuir a taxa de poluição, o acesso ao esgoto tratado também proporcionará mais saúde e dignidade aos moradores, e desenvolvimento ao município. “A antecipação dessas obras está sendo possível graças à união de esforços de todos, do trabalho conjunto que é o propósito dessa parceria. Levar o tratamento de esgoto e todos seus benefícios para quase 30 mil canoenses ainda este ano é muito gratificante neste começo de atuação”, destaca o diretor-presidente da Ambiental Metrosul, Ângelo Augusto Mendes.

Mais investimentos

No segundo semestre, Canoas receberá, ainda, obras para 2,4mil conexões à rede em aproximadamente 15 outros bairros, atendendo mais de 13 mil pessoas. Essas ligações integram o pacote das 11 mil que serão executadas até o final deste ano em Alvorada, Cachoeirinha, Eldorado do Sul, Esteio, Gravataí e Viamão. “Estamos totalmente empenhados em fazer com que as pessoas cada vez mais percebam os benefícios diretos da parceria, e para isso não estamos medindo esforços tanto no que diz respeito à nossa operação e prestação de serviços bem como ao cronograma de investimentos, com a antecipação das obras”, destaca o diretor executivo da Metrosul, Fábio Arruda.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!