Esteio inaugura primeira praça com internet gratuita

Como faz quase todos os dias, a autônoma Fabiane Brochier Walteman, 43 anos, foi dar um passeio na Praça da Bíblia, na região central de Esteio, na tarde desta quinta-feira (19). Quando chegou ao local, viu funcionários da Viaweb instalando uma plaquinha dizendo que o espaço conta com internet wi-fi gratuita. Fabiane pegou o smartphone e acessou para testar. “Muito bom. Viemos aqui sempre, trazer os cachorros para passear, comer uma bergamota, conversar… Agora com a internet free ficou ainda melhor”, afirmou a moradora do Centro.

Receba as notícias de ESTEIO pelo WhatsApp

A banda larga no local faz parte do Praça Conectada, projeto-piloto da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SMDEMA) lançado nesta quinta-feira e que deve se espraiar para os demais espaços do município. Na Praça da Bíblia, a Viaweb está disponibilizando 600 megabites sem custo para o Município. Cada usuário, ao se conectar (através de login no Facebook, pelo Google ou preenchendo um cadastro), tem direito a usar 10 megabites de velocidade por 30 minutos. Após esse período, se desejar, precisa se conectar novamente. “Este espaço, qualificado recentemente, ficará ainda melhor com essa internet rápida e segura. Queremos agradecer aos parceiros neste projeto. Que ele sirva de inspiração para outras iniciativas semelhantes”, afirmou o prefeito Leonardo Pascoal durante a solenidade que marcou o início do Praça Conectada.

Quem também destacou a parceria foi o titular da SMDEMA, Felipe Costella. “Quero agradecer a Viaweb, que investiu cerca de R$ 4 mil aqui, e as empresas que se responsabilizaram por cuidar da Praça dentro do Programa Adote Esteio, a Like Pets, ID2H e Carbono Engenharia Ambiental”, citou. “Além de todo o embelezamento que está sendo feito nas praças da cidade, estamos criando um novo conceito de conectividade nestes espaços. A ideia é trazermos mais pessoas, mais famílias, mais jovens e crianças para as nossas praças e, nesta especificamente, com esse grande atrativo que é a Internet”, afirmou o secretário. “Estamos mostrando, mais uma vez, que a parceria pública privada dá certo, sim, e cada vez mais traz resultados positivos que impactam diretamente na vida das pessoas”, disse. “Estamos muito contentes em participar deste projeto, em lançar a primeira Praça Conectada de Esteio”, finalizou.

A conexão no local será importante, também, para os projetos que a Carbono, a I2DH e a Like Pet’s têm para o local. Inicialmente, foram colocadas plaquinhas com QR codes que, com o uso de um smartphone ou tablet, permitem aos frequentadores da praça acessarem informações, por exemplo, sobre as espécies de plantas e árvores do entorno e também sobre pássaros que habitualmente atravessam a região. Para o futuro, as empresas adotantes têm a intenção de oferecer uma assistente virtual e um sistema de acessibilidade que permitirá a deficientes visuais ouvirem, em seus celulares, informações sobre a praça.

Sobre o Adote Esteio

Desde 2017, a Prefeitura permite, através do projeto Adote Esteio, que moradores e empresários adotem áreas públicas, como canteiros, rótulas, praças e outros espaços verdes, ficando responsáveis pela manutenção e o embelezamento daqueles pontos. Em troca, o adotante recebe um selo em reconhecimento à sua participação e pode colocar uma placa no local, indicando que está sob seu cuidado (a arte é fornecida pela Prefeitura).

Em março deste ano, buscando dar um novo impulso ao projeto, a SMDEMA lançou um formulário online, visando facilitar a manifestação de pessoas que têm interesse em aderir à ação. É possível, também, preencher a carta de intenção diretamente na Unidade de Meio Ambiente da SMDEMA, no prédio da Prefeitura (Rua Eng. Hener de Souza Nunes, 150 – de segunda a sexta-feira, das 12h30min às 18h), ou em contato com a Ouvidoria da Administração Municipal pelo número 0800-541-0400.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!