BOA NOTÍCIA: mais de 90% da população adulta de Canoas já foi vacinada

Cerca de 26 mil pessoas ainda não tomaram a primeira dose contra o coronavírus.

Na terça-feira (24) Canoas ultrapassou a marca de 90% da população adulta vacinada contra a Covid-19. Mais de 244 mil pessoas já receberam ao menos uma dose da vacina, o que representa 70,37% da população total. Ao todo, mais de 100 mil canoenses já completaram o esquema de imunização com as duas doses ou dose única.

Receba as notícias de CANOAS pelo WhatsApp

Segundo dados da Secretaria Municipal da Saúde, 26 mil canoenses ainda não teriam procurado as unidades de saúde para receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19, até a tarde desta terça-feira. Essa é uma estimativa com base na população vacinável, ou seja, acima de 18 anos, segundo a secretária adjunta da Saúde, Roberta Bazzo. 

Alguns fatores que podem estar associados a essa abstenção são as dúvidas que parte da população ainda tem sobre se vacinar e a resistência a alguns imunizantes. Contribui para esse pensamento a propagação de fake news, que acabam gerando dúvidas sobre a segurança das vacinas e alimentando a ideia de que algumas seriam mais eficazes do que outras. A médica do Serviço de Imunizações da Vigilância em Saúde de Canoas, Andréa Lima Leal, destaca, porém, que todas as vacinas em uso no Brasil passaram por testes rigorosos e possuem segurança e eficácia comprovadas. 

Em relação aos efeitos colaterais, outro aspecto que causa receio na população, a médica salienta que algumas reações são consideradas “normais” em qualquer vacina, como dor no local da aplicação, febre, dor no corpo e  indisposição, e apresentam duração limitada. No caso da vacina contra a Covid-19, é preciso ter em mente que os benefícios superam possíveis efeitos colaterais. Apesar de não impedirem que a pessoa tenha o vírus, os imunizantes reduzem consideravelmente o risco de desenvolver formas mais grave da doença, a necessidade de internações e mortes.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!