Empresa de aplicativo negou identidade de motorista que tentou estuprar jovem em Canoas, diz vĂ­tima

Uma jovem de 20 anos denunciou uma tentativa de estupro em Canoas nesta quarta-feira (6). Em vĂ­deo divulgado nas redes sociais, ela conta momentos de terror que viveu com um motorista de aplicativo. Ainda segundo ela, a plataforma negou informaçÔes para a polĂ­cia durante a investigação.

Em nota, a UBER informou que repudia qualquer tipo de comportamento abusivo contra mulheres e que “jĂĄ estĂĄ em contato com as autoridades para colaborar com a investigação, nos termos da lei”, diz o texto. Segundo a empresa, segurança Ă© uma prioridade e tem diversas ferramentas para auxiliar os passageiros.

Receba as notĂ­cias de CANOAS pelo WhatsApp

O caso aconteceu no bairro NiterĂłi. De acordo com o registro da ocorrĂȘncia, a jovem pediu, atravĂ©s do aplicativo da Uber, um carro para voltar do trabalho. No percurso, o acusado entregou um pano para ela, alegando que, por causa do Covid, era para passar no celular. “Ele me falou que tinha um produto, que era um desengordurante para celular, Ăłculos. Perguntou se a minha tela ficava muito marcada na minha tela e pediu para que experimentasse no meu celular”, conta. 

ApĂłs entregar o material, o motorista pediu para que ela cheirasse o pano. A vĂ­tima relatou que sentiu tudo escurecer e foi para perto da porta, que rapidamente foi trancada pelo motorista. Ela seguiu tentando atĂ© conseguir sair do carro. “Me atirei do carro em movimento. Ele pediu o pano de volta”, relata. 

Segundo a polĂ­cia, o motorista ainda perseguiu a jovem pela rua. “Graças a Deus eu sobrevivi a tudo isso que aconteceu e eu tive coragem para ir lĂĄ e denunciar. Mas outras pessoas vivem isso e nĂŁo conseguem ir lĂĄ denunciar”, desabafa. O homem jĂĄ foi identificado pela PolĂ­cia Civil.

A vĂ­tima, que nĂŁo identificamos por questĂ”es de segurança, foi atĂ© a delegacia por volta das 20h. Segundo ela, a empresa poderia ter feito mais. “A empresa do aplicativo negou para o delegado dar o nome completo do motorista”, afirma. Ela ficou desapontada. “Uma empresa que levanta uma bandeira de segurança a mulher, disso e daquilo, mas daĂ­, quando eles tem oportunidade de fazer alguma coisa nĂŁo fazem nada. É um absurdo”, desabafa. 

Nota completa da UBER

A Uber repudia qualquer tipo de comportamento abusivo contra mulheres e jĂĄ estĂĄ em contato com as autoridades para colaborar com a investigação, nos termos da lei. A empresa acredita na importĂąncia de combater, coibir e denunciar casos de assĂ©dio e violĂȘncia. Este tipo de comportamento configura violação ao CĂłdigo de Conduta da Comunidade Uber e a conta do motorista foi desativada da plataforma assim que a empresa tomou conhecimento do episĂłdio.

Vale ressaltar que a Uber estĂĄ sempre Ă  disposição para colaborar com as autoridades e possui um portal exclusivo para solicitação de dados, que estĂĄ disponĂ­vel 24 horas por dia, 7 dias por semana para processar as demandas, permitindo que informaçÔes importantes sejam repassadas com segurança e rapidez, isso tudo respeitando as leis de privacidade exigidas no PaĂ­s, em especial o Marco Civil da Internet

Segurança Ă© uma prioridade para a Uber e inĂșmeras ferramentas atuam antes, durante e depois das viagens  para tornĂĄ-las mais tranquilas, como, por exemplo: o compartilhamento de localização, gravação de ĂĄudiodetecção de linguagem imprĂłpria no chat, botĂŁo de ligar para a polĂ­cia, entre outros. 

Desde 2018, a empresa se comprometeu a participar ativamente do enfrentamento da violĂȘncia contra a mulher e possui diversos projetos voltados para isso, que incluem campanhas contra o assĂ©dio, podcast educativo para motoristas parceiros sobre violĂȘncia de gĂȘnero e, recentemente, em parceria com o MeToo, anunciamos um canal de suporte psicolĂłgico para apoiar vĂ­timas de violĂȘncia de gĂȘnero na plataforma.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: ConteĂșdo protegido!