FÃ CULT: Quando a herança é a tragédia

Logan Roy(Brian Cox) é como Saturno, o Deus que devorava seus filhos na mitologia romana.

Por Valério Albuquerque | Cinéfilo de São Paulo

Logan Roy(Brian Cox) é como Saturno, o Deus que devorava seus filhos na mitologia romana. O monopolista personagem da premiada série da HBO que caminha para sua terceira temporada vê sua família como o próprio império da antiguidade ou a continuidade de seus mitos. Não a toa seu caçula chama-se Roman (Kieran Culkin). Claramente inspirado em figuras da vida real, como Rupert Murdoch, o dono do reacionário conglomerado da republicana Fox News, o octagenário magnata usa seu poder para sufocar a personalidade de seus filhos em detrimento da continuidade de seu legado. A corporação e a família do ponto de vista da produção se confundem, e todos os quatro filhos e dois casamentos são desfuncionais por conta de seus interesses econômicos.

Tudo é válido aqui pelo poder. Chantagem emocional e física, disputas abertas entre os herdeiros pelo amor ao pai e a sucessão da WayStar. E oque torna os maiores absurdos plausíveis são tanto o nível das atuações de um elenco impecável, como o tom dado pela fotografia, trilha sonora e câmera semi documental que transformam tudo numa grande tragicomédia que se assemelha a uma ópera.

Ponto para o produtor executivo Adam McKay(O Grande Golpe) que apostou na história que levou de lavada os últimos prêmios Emmy para casa. Incluindo a atuação do grande Brian Cox que tem uma presença tóxica durante todo o tempo, mas a grande revelação é de Jeremy Strong que faz o segundo filho Kendall que é seu Édipo. Embora seja filho do rei nunca é visto como digno de sucedê-lo. Aquele que mais tenta amá-lo e é constantemente torcido, testado, desprezado ou mesmo quando acolhido, usado para fins sórdidos. Tornando sua vida um tormento que só pode ser aplacado pelas drogas, oque claro desenha o fim de seu casamento.

Portanto espere muita subtrama, subtextos e reviravoltas de roteiro, pois sem dúvida esta é
uma tragédia no estilo mais clássico. HBO sendo HBO. Coisa fina.

Criador– Jesse Armstrong
Produtores executivos – Adam McKay, Will Ferrell, Jesse Armstrong
Elenco– Brian Cox, Kieran Culkin, Sarah Snook, Jeremy Strong, Alan Ruck, Matthew
Macfadyen, Nicholas Braun

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!