Motos podem ser liberadas de pagar IPVA

De acordo com o texto, a alíquota mínima de 0% de IPVA para motos de até 150 cilindradas passaria a valer em todo o território a partir do dia 1° de janeiro do ano seguinte à sanção da matéria

Receba as notĂ­cias de AgĂȘncia GBC no WhatsApp

A ComissĂŁo de Assuntos EconĂŽmicos (CAE) do Senado aprovou na Ășltima terça-feira (16) um projeto que visa isentar a cobrança de IPVA de motos de atĂ© 150 cilindradas. O texto agora segue para PlenĂĄrio.

A proposta (PRS 3/2019) é de autoria do senador Chico Rodrigues (DEM-RR) e foi apresentada na casa legislativa em 2019. Ela propÔe a definição de uma alíquota mínima de 0% do imposto.

O relator na CAE, o senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR), votou pela aprovação do projeto. No parecer, enfatiza que a “fixação de uma alĂ­quota mĂ­nima para o IPVA visa, justamente, prevenir e inibir possĂ­vel “guerra fiscal” entre os Estados”.

O congressista justifica que cerca de 76,6% das motos vendidas entre 2011 e 2018 eram de até 150 cm³, e que quase metade dos compradores do veículo de duas rodas (48%) faz parte das classes D e E. Além disso, destaca a dificuldade de locomoção em åreas rurais e em locais onde a população tem um menor poder aquisitivo. Ainda segundo Rodrigues, a falta de outros meios de transporte afeta diretamente a produtividade do local e, nessas regiÔes, a moto é o principal meio de transporte.

Por fim, afirma que veĂ­culos de porte leve “nĂŁo causam estragos Ă s estradas e as pistas pavimentadas, sendo nĂŁo onerosos na destinação dos recursos captados pelo Imposto sobre Propriedade de VeĂ­culos Automotivos”.

De acordo com o texto, a alíquota mínima de 0% de IPVA para motos de até 150 cilindradas passaria a valer em todo o território a partir do dia 1° de janeiro do ano seguinte à sanção da matéria.

A Constituição garante que o IPVA Ă© um imposto de competĂȘncia estadual, com alĂ­quotas diferenciadas em função do tipo e utilização. PorĂ©m, o tributo poderĂĄ ter alĂ­quotas mĂ­nimas fixadas pelo Senado Federal.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: ConteĂșdo protegido!