Foto: Tony Capellão/Prefeitura de Canoas

Com a nova crescente de casos de coronavírus na região, a taxa de hospitalizações voltou a subir. Conforme o boletim divulgado pela Prefeitura de Canoas neste sábado (3), a ocupação de leitos de UTI subiu para 5,1%. No dia 6 de janeiro, a ocupação dos leitos de UTI estava em 3,41% e terminou 2021 abaixo dos 3%.

Os leitos de enfermagem continuam em 11,9%. Porém, foram 114 novos casos desde a última atualização. A Secretaria Municipal da Saúde retomou o Plantão Covid, que oferece atendimento em quatro unidades de saúde durante o fim de semana. Estes espaços funcionarão aos sábados e domingos, das 7h às 19h, por tempo indeterminado, com início no dia 8 de janeiro. O atendimento será exclusivamente para pessoas com sintomas respiratórios e suspeitos de Covid-19.

Visitas Suspensas

Devido ao crescimento do número de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave, relacionados tanto ao avanço da variante ômicron da Covid-19 como da Influenza A H3N2, o Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG), o Hospital Universitário de Canoas (HU) e o Hospital de Pronto Socorro Prefeito Dr. Marcos Antônio Ronchetti voltam a suspender a visitação aos pacientes internados. A medida, válida a partir desta quinta-feira (6) e por tempo indeterminado, é necessária para resguardar a saúde de toda a comunidade hospitalar.

No HNSG, as equipes médicas prestarão as informações sobre pacientes ao familiar responsável cadastrado, através de contato telefônico, uma vez ao dia. Apenas pacientes idosos ou com necessidades especiais poderão manter um acompanhante no hospital. Em caso de dúvidas, os familiares podem contatar o Serviço Social pelo telefone (51) 2102-1140.

No HU, as informações sobre pacientes também serão dadas por telefone, e terão direito a acompanhantes, além de idosos ou dependentes de auxílio para atividades básicas, os pacientes menores de idade. Não serão permitidos acompanhantes maiores de 60 anos, e nem poderá ingressar no hospital acompanhante com sintomas gripais.

A medida se estende ao Hospital de Pronto Socorro Prefeito Dr. Marcos Antônio Ronchetti , que, apesar de não atender pacientes com Covid-19, adota precauções para evitar contágios e surtos.