OPORTUNIDADE | Curso gratuito inclui encaminhamento para o primeiro emprego

As vagas sĂŁo voltadas para jovens de 17 a 22 anos.

Estudar e jĂĄ sair empregado Ă© um sonho que pode virar realidade. Uma iniciativa do Instituto PROA com o Institutuo Cyrela estĂĄ trazendo para o Rio Grande do Sul uma capacitação gratuita e on-line para o primeiro emprego. SĂŁo mil vagas destinadas a jovens gaĂșchos vindos do 3Âș ano do Ensino MĂ©dio de escolas pĂșblicas. Depois do curso, os alunos sĂŁo direcionados a oportunidades oferecidas por empresas parcerias. As inscriçÔes podem ser feitas no site: https://plataforma.proa.org.br/.

As vagas sĂŁo voltadas para jovens de 17 a 22 anos, que estejam cursando ou jĂĄ tenham concluĂ­do o 3Âș ano do Ensino MĂ©dio em uma escola pĂșblica. É necessĂĄrio residir no Estado do Rio Grande do Sul. O curso Ă© on-line e gratuito. A duração Ă© de trĂȘs meses e, apĂłs, hĂĄ um processo de encaminhamento para vagas de emprego. As aulas começam em 14 de março de 2022 e as inscriçÔes podem ser feitas atĂ© o dia 8 de março de 2022

A gaĂșcha Melina Schrage Ribeiro, de 17 anos, jĂĄ garantiu sua inscrição. Ela ficou sabendo do PROA por uma professora que encaminhou uma matĂ©ria sobre o assunto. “Eu me inscrevi e estou tentando levar mais pessoas para fazer o curso, inclusive meu irmĂŁo gĂȘmeo”, revela. Melina ficou feliz pela oportunidade de encaminhamento profissional. Ela sempre estudou em escola pĂșblica, em Porto Alegre, e agora pretende tentar vestibular para RelaçÔes PĂșblicas e conta com a capacitação do PROA para ajudĂĄ-la a conseguir o primeiro emprego.

O ingresso no mercado de trabalho Ă© um desafio para os jovens de todo paĂ­s. Segundo o IBGE, no terceiro trimestre de 2020, o Brasil registrava uma taxa de desemprego de 31,4%, na faixa dos 18 aos 24 anos. Entre os fatores que dificultam a conquista do primeiro emprego estĂŁo a inexperiĂȘncia, a falta de profissionalização, os problemas de comunicação e a dificuldade em reconhecer e estimular as prĂłprias habilidades.

Para dar condiçÔes de empregabilidade aos jovens, a Plataforma PROA oferece em sua formação båsica aulas de Autoconhecimento (20 horas), Planejamento de Carreira (20 horas), Projeto Profissional (20 horas), Raciocínio Lógico (20 horas) e Comunicação (20 horas). Depois dessa etapa, os estudantes podem optar por seis trilhas com capacitaçÔes mais específicas nas åreas de Anålise de Dados, Varejo, Administração, Logística, Promoção de Marcas e UX Design.

Parcerias com empresas

O PROA foi criado em 2007, em São Paulo, a partir de um grupo de empresårios que tinham um sonho em comum: ajudar jovens com poucas oportunidades a se tornarem protagonistas de suas próprias vidas. O Instituto desenvolveu uma plataforma e uma metodologia que pode ser ampliada para transformar a realidade de jovens de todo o país. Desde a fundação, passaram pelo curso mais de 8.500 alunos e 9 de cada 10 alunos formados conseguiu conquistar um emprego em boas empresas.

Para Alini Dal’Magro, CEO do Instituto PROA, depois de SĂŁo Paulo e Rio de Janeiro, levar a iniciativa para a RegiĂŁo Sul foi uma escolha natural. “O mercado gaĂșcho Ă© cheio de oportunidades e os jovens do Estado sĂŁo pessoas que buscam ter um futuro brilhante. SĂŁo estudiosos e focados. Buscamos jovens assim, com o brilho nos olhos e prontos para agir e mudar a sua realidade para melhor”, destaca. “Um dos nossos grandes sonhos Ă© levar o PROA para todos os estados do Brasil. Como somos uma ONG, sempre precisamos do apoio financeiro de alguma empresa parceira para patrocinar o curso. Conseguimos fechar essa parceria com o Instituto Cyrela, uma forte aliada do PROA hĂĄ anos e que possui raĂ­zes e operaçÔes no Rio Grande do Sul”, revela Alini.

O Instituto Cyrela jĂĄ Ă© parceiro do Instituto Cyrela hĂĄ alguns anos em SĂŁo Paulo, e estĂĄ apoiando a iniciativa em Porto Alegre e no Rio de Janeiro, onde tambĂ©m atua. “Acreditamos que esta parceria tem potencial para transformar a vida de centenas de famĂ­lias e estamos muito felizes de fazer parte desta transformação” afirma DĂ©bora Costa GalvĂŁo, Gerente de Responsabilidade Social do Instituto Cyrela.

AlĂ©m do Instituto Cyrela no Rio Grande do Sul, a BrF Ă© apoiadora do projeto em Santa Catarina, a P&G, no Rio de Janeiro; a Fundação Casas Bahia, iFood, Accenture, Fundação Arymax, J.P. Morgan e ItaĂș Educação e Trabalho patrocinam a plataforma em SĂŁo Paulo.

Para prospectar vagas de emprego, o PROA desenvolve parcerias com empresas que vĂŁo alĂ©m dos patrocinadores nos Estados em que atua. “Nosso objetivo Ă© proporcionar oportunidades reais de empregos para os estudantes que finalizarem o curso de 3 meses. Temos um time de empregabilidade que estĂĄ focado em fechar parcerias com empresas locais para garantir as vagas necessĂĄrias para os jovens gaĂșchos”, conclui Alini Dal’Magro, do Instituto PROA.

InscriçÔes e informaçÔes: https://plataforma.proa.org.br/

Instituto PROA

O Instituto PROA foi fundado em 2007 por um grupo de empresĂĄrios que compartilham o sonho de impulsionar jovens com poucas oportunidades a serem protagonistas de suas carreiras.

O PROA fornece formaçÔes gratuitas para maximizar a chance desse pĂșblico construir um futuro melhor em todo o paĂ­s e tem o desejo de concretizar o seu objetivo de capacitar mais de 400 mil jovens nos prĂłximos anos.

Sobre o Instituto Cyrela

No Instituto Cyrela, acreditamos fortemente que a educação é o ponto primordial para o desenvolvimento das pessoas e da sociedade. E é por meio do Investimento Social Privado que somos capazes de fazer a diferença que acreditamos. Existimos para esse propósito e queremos ajudar a melhorar a vida das pessoas.

Hå 10 anos, apoiamos projetos que contribuem para o futuro de crianças desde a primeira infùncia até o primeiro emprego, nos territórios em que o grupo Cyrela estå presente.

Saiba mais sobre o Instituto Cyrela no site: https://institutocyrela.org.br ou por meio de nossas redes sociais (@institutocyrela).

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: ConteĂșdo protegido!