“Pode encantar o país”, diz prefeito Jairo Jorge sobre candidatura de Eduardo Leite

Governador está pensando em concorrer à reeleição no estado.

Para a colunista Rosane de Olveira, de GZH, o prefeito de Canoas, Jairo Jorge (PSD) elogiou a tentativa de Gilberto Kassab para levar o governador Eduardo Leite (PSDB) para o partido. “Eduardo Leite é um nome que pode encantar o país como terceira via. É a única candidatura que tem esse potencial”, afirma o prefeito Jairo Jorge.

O governador Eduardo Leite (PSDB) tem se tornado figura central nas eleições de 2022. Após perder as prévias do partido para o governador de São Paulo, João Dória, Leite aceitou o resultado e afirma que não será candidato à Presidência da República. Ele chegou a se reunir com o presidente do PSD, Gilberto Kassab, nesta terça-fera (15). Um dia antes, porém, garantiu aos correligionários que jamais sairia do partido. No mesmo encontro, deixou a entender que pode ser candidato à reeleição no Rio Grande do Sul.

Contrário à reeleição, Leite estava propondo lançar a candidatura do vice-governador Ranolfo Vieira Jr. “Tenho essa convicção (não concorrer a reeleição). Mas também tenho a convicção de que não podemos permitir que o estado se perca”, afirma.

Sempre que era questionado sobre a posição nos últimos quatro anos, o governador garantia que não seria candidato ao Governo do Estado. Foi o que usou para atrair muitos apoiadores, inclusive na Assembleia Legislativa. Porém, o discurso desta vez mostrou que ele ainda avalia a questão. Não vou abrir mão da responsabilidade que tenho com os gaúchos no contexto político, seja como candidato ou ajudando ao lado de quem quer liderar o processo”.

Lideranças do PSDB organizaram um encontro na Amrigs com cara de prévias eleitorais, com direito a uma carta assinada pelos prefeitos e lideranças da sigla pedindo que Leite reconsidere a posição: “O futuro é o presente”, diz o título do documento.

Empresários querem reeleição

Em um jantar na quarta-feira (9), empresários se reuniram para pedir que Eduardo Leite (PSDB) reconsidere sua posição contrária a reeleição e seja candidato a governador nas próximas eleições. O encontro foi no Armazém 7 do Cais Mauá e contou com a presença de mais de 20 representantes de áreas diferentes.

Conforme a jornalista Rosane de Oliveira, de GZH, José Galló, Bruno Zaffari, Gilberto Petri, Dody Sirena e Carla Tellini eram alguns dos presentes. O representante da Farsul, Domingos Velho, foi quem leu o discurso escrito por seus pares. Segundo eles, Leite “nunca perdeu o rumo, nunca perdeu o tom. Tem sido timoneiro e maestro. Tem conduzido o Rio Grande do Sul com segurança no meio da maior crise sanitária da história recente. Chega a ser quase inacreditável olhar para o Estado hoje e perceber que, sim, viramos o jogo”, afirmaram.

Entre os pontos positivos citados por Velho, estão os salários do funcionalismo pago em dia, o fim das alíquotas majoradas de ICMS e as privatizações. “Não podemos e não queremos voltar a um período de incertezas e de desânimo”, afirmam em uma espécie de crítica aos antecessores.

Leia mais sobre o pedido dos empresários aqui.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!