Policiais civis da Delegacia de Polícia de Eldorado do Sul/RS, coordenados pelo Delegado de Polícia Guilherme Dill, capturaram, na cidade de Alvorada/RS, um foragido por dois crimes de extrema gravidade na Região Metropolitana.
O primeiro crime foi praticado em 2015, em Canoas. Segundo a polícia, ele juntamente com outros dois comparsas, todos com o rosto coberto com máscaras, invadiu a casa de um gerente bancário em da cidade e permaneceu com a família em cativeiro até que o gerente retirasse o dinheiro do banco e entregasse aos indivíduos. O sequestro durou cerca de 6 horas e envolveu vítimas crianças e idosos.
No segundo crime, no mesmo ano, em Esteio, três indivíduos sequestraram o gerente bancário e sua família, mantiveram todos em cativeiro até que o gerente fosse até o estabelecimento bancário e retirasse os valores para pagamento do resgate.
Em ambos os casos, foram utilizadas as mesmas técnicas de extrema violência, com sequestro e extorsão.
Os dois mandados de prisão foram cumpridos contra o mesmo indivíduo e se tratam de prisões preventivas que a Polícia Civil conseguiu dar cumprimento, o que é necessário para continuidade do processo judicial, que permanece suspenso sempre que não se encontra o réu para citação.
No dia de sua prisão, inicialmente o foragido não quis confirmar sua identidade aos policiais e até esboçou tentar fugir. Contudo, utilizando-se da técnica policial de abordagem e condução, foi possível manter o controle e identificar o indivíduo com seus documentos.
O acusado também possui antecedentes policiais por outro roubo e estelionato.
Conforme a polícia, trata-se de um indivíduo de extrema periculosidade, pois já foi militar estadual, expulso da corporação em meados dos anos 90.
O Delegado de Polícia, Guilherme Dill, destaca a atuação policial será constante e incansável, in-dependente de quantas vezes a atuação seja necessária. “O foco das prisões relacionadas a crimes violentos é aumentar a segurança da população no município”, pontua.
O Diretor da 2ª Delegacia de Polícia Regional Metropolitana – 2ªDPRM, Regional de Canoas, Delegado Regional Mario Souza destaca que “foi uma atuação contundente no combate à criminalidade organizada na região metropolitana e que revelou a efetividade do trabalho da polícia.”
O preso foi encaminhado ao sistema prisional.