Comunidade Ucraniana de Canoas está triste e assustada com ataques da Rússia

Integrantes da comunidade se reuniram para orar e pedir por paz na Ucrânia

Siga a Agência GBC no Instagram

Cerca de cinquenta integrantes da comunidade Ucraniana de Canoas se reuniram na noite da última quarta-feira (23) na Paróquia Ortodoxa Santíssima Trindade, no bairro Niterói, para orar e pedir por paz na Ucrânia. Nesta quinta (24), o país do Leste Europeu sofreu bombardeios da Rússia. “É tudo muito triste. A gente esperava que com todo o movimento que vinha sendo feito, com as nossas orações, que fosse se acalmar, se apaziguar e que eles entrassem num acordo como estava sendo prometido. Só que aconteceu ao contrário”, conta Lídia Lysenko Tscheika, que integra a comunidade no município.

Ao recordar a história dos pais, Lídia relata que tem parentes nas áreas que foram atacadas. “Eles nunca botaram na cabeça deles que poderiam vir para cá. Eles não queriam vir e desejavam que a gente fosse pra lá. Todos estavam muito bem e agora, novamente, aconteceu tudo isso. Se vive toda a história mais uma vez.”

Ataques condenados

Por meio de carta, Vitório Sorotiuk – presidente da Representação Central Ucraniano Brasileiro –, condenou os ataques. (leia abaixo)

“Povo brasileiro, a comunidade ucraniana brasileira, composta por aproximadamente 600.000 descendentes de ucranianos, vem condenar a cruel agressão russa a Ucrânia e chamar todos o povo brasileiro a dar o apoio à soberania e integridade territorial da Ucrânia e a ajuda humanitária.

A agressão russa à Nação ucraniana não é uma agressão somente ao povo ucraniano, ela atinge os fundamentos da Carta das Nações Unidas que é a busca da paz e da não agressão, da convivência pacífica dos povos e a solução pacífica dos conflitos. A agressão militar russa a Ucrânia atinge toda a humanidade.

A agressão é militar, politica e cultural. Forças militares atacam a Ucrânia em seu todo o seu território, politicamente busca negar a existência do próprio estado nação ucraniano e culturalmente é a negação de nossa língua, religiosidade, tradições e modo de ser. A agressão russa é a agressão ao sistema democrático da Ucrânia.

Chamamos desde já a todos a realizarem manifestações contra a agressão militar russa a Ucrânia. Chamamos a toda a nossa comunidade ucraniana brasileira a reunir-se nas igrejas no domingo dia 27 e na quarta feira dia 2 de março.

Chamamos todo o povo brasileira à solidariedade e apoio ao povo ucraniano.”

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!