PÃO DE JUDÁ: Autoconhecimento

Somente seremos capazes de andar na verdade quando conhecermos a Deus por sua palavra.

Deus deseja que todos nós conheçamos a nós mesmos. Nunca houve um cristão que tivesse progredido na vida espiritual sem conhecer a si mesmo. É também verdade que um cristão não progride na vida espiritual além daquilo que conhece. Ninguém é capaz de ir além da luz que Deus lhe dá. A pessoa que não percebe sua culpa nem conhece sua condição, jamais conhecerá o que é novo ou progredirá. Ninguém jamais confiará em Deus sem primeiro receber uma revelação de que o homem por si só, em sua condição natural, é indigno de confiança. Somente seremos capazes de andar na verdade quando conhecermos a Deus por Sua Palavra.

Como poderemos nos julgar se não sabemos quem somos? Como receberemos as bênçãos espirituais? Sem o autoconhecimento ficaremos cheios de autoconfiança, o que é destrutivo para qualquer pessoaEm João 15:5, Jesus disse: “Eu Sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em Mim, e Eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem Mim nada podeis fazer”. Ninguém que não enxergue sua fraqueza, buscará socorro em Deus; consequentemente, iremos permanecer fracos. Autoconhecimento é a primeira condição para progredir, pois apenas aqueles que conhecem a si próprios aspiram às coisas sobremodo excelentes, a saber, o melhor de Deus.

Aqueles que não conhecem a si mesmos não recebem a plenitude do Espírito, pois em seus corações não sentem fome nem sede de Deus. Será que o autoconhecimento vem da introspecção? De modo nenhum! O auto-exame de relembrar o passado através da conduta, das emoções e da memória, não gera autoconhecimento, pelo contrário, gera mais engano em nosso pensamento. Introspecção é o que as pessoas comumente chamam de exame de seu próprio coração. Seguidamente pessoas dizem: “Bem, vou me examinar para ver se há algo errado em mim”. Em Jeremias 17:9 diz: “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?” Vendo e conhecendo essa verdade, como poderemos confiar na introspecção e no exame do coração?

O resultado da introspecção tem dois ângulos, ou ela produz autossatisfação, ou desespero e frustração. Nem um dos dois é bom porque não são nem a verdade nem a realidade. O nosso ponto de equilíbrio é Cristo Jesus; temos que conhecê-Lo para conhecer a nós mesmos.

02 de março

“Nunca alguém confiará em Deus sem primeiro conhecer a si mesmo!”

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!