Mais de mil jovens de escolas públicas receberão capacitação para o primeiro emprego no RS

Secretaria da Educação fechou parceria com o Instituto PROA.

Mil jovens gaúchos terão um oportunidade única de garantir seu primeiro emprego. Um parceria entre o Institututo PROA e a Secretaria Estadual da Educação está divulgando um capacitação gratuita para o trabalho para os estudantes de escolas públicas. A iniciativa é voltada para jovens de 17 a 22 anos, que tenham concluído ou estejam cursando o 3º ano do Ensino Médio.  As inscrições podem ser feitas até o dia 8 de março no site: https://plataforma.proa.org.br/. As aulas iniciam no dia 14 de março.

É necessário residir no Estado do Rio Grande do Sul. O curso é on-line e gratuito e tem duração de três meses e depois os alunos são encaminhados para vagas oferecidas por empresas parceiras. No Rio Grande do Sul, a a iniciativa conta com o apoio  do Instituto Cyrela e a Fundação Casas Bahia, mas outras empresas parceiras devem se agregar ao projeto nos próximos meses.

O ingresso no mercado de trabalho é um desafio para os jovens de todo país. Segundo o IBGE, no terceiro trimestre de 2020, o Brasil registrava uma taxa de desemprego de 31,4%, na faixa dos 18 aos 24 anos. Entre os fatores que dificultam a conquista do primeiro emprego estão a inexperiência, a falta de profissionalização, os problemas de comunicação e a dificuldade em reconhecer e estimular as próprias habilidades.

Para dar condições de empregabilidade aos jovens, a Plataforma PROA oferece em sua formação básica aulas de Autoconhecimento (20 horas), Planejamento de Carreira (20 horas), Projeto Profissional (20 horas), Raciocínio Lógico (20 horas) e Comunicação (20 horas). Depois dessa etapa, os estudantes podem optar por seis trilhas com capacitações mais específicas (50 horas/cada) nas áreas de Análise de Dados, Varejo, Administração, Logística, Promoção de Marcas e UX Design.

Primeiro emprego

O PROA foi criado em 2007, em São Paulo, a partir de um grupo de empresários que tinham um sonho em comum: ajudar jovens com poucas oportunidades a se tornarem protagonistas de suas próprias vidas. O Instituto desenvolveu uma plataforma e uma metodologia que pode ser ampliada para transformar a realidade de jovens de todo o país. Desde a fundação, passaram pelo curso mais de 9.500 alunos e 9 de cada 10 alunos formados conseguiram conquistar emprego em boas empresas.

Para Alini Dal’Magro, CEO do Instituto PROA, depois de São Paulo e Rio de Janeiro, levar a iniciativa para a Região Sul foi uma escolha natural. “O mercado gaúcho é cheio de oportunidades e os jovens do Estado são pessoas que buscam ter um futuro brilhante. São estudiosos e focados. Buscamos jovens assim, com o brilho nos olhos e prontos para agir e mudar a sua realidade para melhor”, destaca.

Para prospectar vagas de emprego, o PROA desenvolve parcerias com empresas que vão além dos patrocinadores nos Estados em que atua. “Nosso objetivo é proporcionar oportunidades reais de empregos para os estudantes que finalizarem o curso de 3 meses. Temos um time de empregabilidade que está focado em fechar parcerias com empresas locais para garantir as vagas necessárias para os jovens gaúchos”, conclui Alini Dal’Magro, do Instituto PROA.

Inscrições e informações: https://plataforma.proa.org.br/

Instituto PROA

O Instituto PROA foi fundado em 2007 por um grupo de empresários que compartilham o sonho de impulsionar jovens com poucas oportunidades a serem protagonistas de suas carreiras.

O PROA fornece formações gratuitas para maximizar a chance desse público construir um futuro melhor em todo o país e tem o desejo de concretizar o seu objetivo de capacitar mais de 400 mil jovens nos próximos anos.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!