Vereadores de Canoas rejeitam abertura de CPI para investigar afastamento do prefeito Jairo Jorge

Apenas trĂȘs vereadores foram favorĂĄveis

Siga a AgĂȘncia GBC no Instagram

A maioria dos vereadores de Canoas nĂŁo aprovaram a instalação de uma ComissĂŁo Parlamentar de InquĂ©rito (CPI) para investigar os contratos da saĂșde e limpeza que foram alvos da Operação Copa Livre do MinistĂ©rio PĂșblico (MP) que terminou com o prefeito Jairo Jorge afastado por 180 dias. Apenas trĂȘs vereadores foram favorĂĄveis.

Na sessĂŁo remota da Ășltima terça-feira (5), os vereadores Alexandre Gonçalves (PDT), Juares Hoy (PTB) e Jonas Dalagna (Novo), apresentaram um requerimento solicitando a abertura da CPI. PorĂ©m, o presidente da CĂąmara, Link (MDB), recusou e justificou que nĂŁo haviam as sete assinaturas necessĂĄrias, pelas regras de casa, para dar seguimento ao processo.

Na tribuna, Hoy se mostrou indignado com a postura de Eralcido Link. “É um erro gigantesco, o senhor tem de ser responsabilizado”, afirma ao ressaltar que o trio de parlamentares pediu, apenas, que fosse protocolado o pedido para buscar assinaturas e não a abertura da CPI.

Link destacou que os colegas tem direito de pedir a CPI, mas nĂŁo podem cometer injustiças. AlĂ©m disso, ele reforçou que vai esperar o MinistĂ©rio PĂșblico (MP) apresentar documentos da investigação para poder tomar alguma atitude. 

Ao longo das duas horas de sessĂŁo, 15 parlamentares usaram a tribuna. Destes, seis nem falaram na abertura da CPI.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: ConteĂșdo protegido!