Siga a Agência GBC no Instagram
Uma reportagem exibida na RBS TV na tarde desta terça-feira (12) aponta a existência de um esquema de diplomas falsos utilizados por pessoas que são CCs (cargos em comissão) na Câmara de Vereadores de Canoas. O caso foi denunciado ao Ministério Público (MP).
Foram 17 funcionários denunciados sendo que, de acordo com o processo, quatro seguem empregados. Eles recebem salários entre R$ 2,7 mil e R$ 4,3 mil. Em depoimento aos promotores, uma das funcionárias que apresentou boletim com nota 8,6 em matemática, disse que nunca estudou na escola citada no diploma.
Ao longo das investigações, a Secretaria Estadual de Educação também foi questionada. Eles apontaram que não haviam registros dos alunos nas escolas citadas e que não era possível atestar a veracidade dos diplomas.
O processo foi arquivado pelo MP em fevereiro deste ano. Como justificativa, os promotores relataram que não havia indícios de improbidade administrativa, mas que um crime foi identificado e denunciado para a Polícia Civil.
A reportagem de Agência GBC tenta contato com a Câmara de Vereadores para entender quais as providencias serão tomadas em relação aos funcionários que seguem empregados.