PÃO DE JUDA | Podemos escolher entre remendo ou transformação

Mas põe-se vinho novo em odres novos, e ambos se conservam.

Mateus 9:16,17, diz: Ninguém põe remendo de pano novo em veste velha; porque o remendo tira parte da veste, e fica maior a rotura. Nem se põe vinho novo em odres velhos; do contrário, rompem-se os odres, derrama-se o vinho, e os odres se perdem. Mas põe-se vinho novo em odres novos, e ambos se conservam.

Há duas coisas importantes nessa passagem: o vinho e o odre. Biblicamente, o vinho é a Vida Divina, e o odre são os homens. Os versículos dizem que o vinho não pode ser colocado em um odre velho. O “ser” velho não diz respeito à idade física, natural, mas sim a nossa natureza.

Hoje, nossa mente e emoções são velhas. Se prestarmos atenção no que pensamos e sentimos, veremos que tudo diz respeito ao passado. A depressão que sentimos é resultado de consecutivas tristezas no nosso passado. O medo que sentimos também é fruto de traumas que ocorreram em anos anteriores. A falência dos casamentos, foi produzida pelas más experiências no passado, pelas mágoas passadas e que não foram tratadas, pelo acúmulo de reclamações, críticas, ressentimentos…

Estamos presos em nosso passado e nem percebemos. Nosso coração é velho porque guardamos coisas velhas nele. Guardamos sentimento de vingança, amargura e ódio. Tudo isso se refere a experiências passadas. Ao olharmos para o nosso interior veremos quão velho somos. É por isso que a Bíblia nos chama de “odres velhos”.

Somos odres machucados pelas experiências desagradáveis do passado. Somos odres frágeis, que por qualquer coisa se rompem. Odres que não conseguem suportar uma grande quantidade de vinho (Vida Divina), e estouram facilmente. Não explodimos facilmente em ira? Não rompemos em crises de choro com facilidade? É difícil, por acaso, entrar em depressão, irritar-se com alguém e sentir-se prejudicado pelos outros?

Tudo isso demonstra quão velhos, frágeis e sensíveis nós somos. Se não pararmos um pouco, e buscarmos um sério tratamento com a Palavra e com a Vida de Deus, que é Cristo, nossa situação só tende a piorar.

Se Deus não nos fortalecer para que suportemos as situações desagradáveis, ano após ano, estaremos acumulando sentimentos velhos: amargura, ódio e vingança dentro do coração. E qual é o coração que consegue sobreviver com todos esses sentimentos velhos dentro de si?

Nós, como roupas e odres velhos, não precisamos de um remendo. A ajuda de homens é somente um remendo para nossa vida. O remendo só piora uma roupa velha. Precisamos ser “transformados”, pela Obra de Cristo. Devemos ser “odres novos”, com força espiritual da parte de Cristo, para suportamos todas as adversidades com alegria e paz.

Busquemos ao Senhor.

Deus te abençoe…

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!