Siga a Agência GBC no Instagram
Criminosos dos bairros Guajuviras e Mathias Velho foram presos na manhã desta quinta-feira (28) durante a operação da Polícia Civil que tinha como alvo uma quadrilha que roubava veículos em Porto Alegre e na Região Metropolitana. Seis bandidos foram presos.
De acordo com a Delegacia Especializada na Repressão aos Crimes de Roubo de Veículos, foram seis meses de investigação. Os bandidos agiam da seguinte forma: sempre em duplas ou trios, eles se aproveitavam da distração das vítimas e faziam a abordagem com violência, as ameaçando com armas de fogo. Em seguida, fugiam com carro e demais pertences pessoais como bolsas, cartões de crédito, celulares e dinheiro.
Todos os presos, de acordo com o delegado Rafael Liedtke – que coordenou a ofensiva –, foram identificados pelas 15 vítimas que registraram ocorrência. A investigação estima que, só em abril, os criminosos teriam cometido 11 roubos.
Além de Canoas, as ordens judiciais foram cumpridas em Gravataí, Porto Alegre e Sapucaia do Sul. Os presos tem antecedentes por homicídio, tráfico de drogas, roubos de veículos, porte ilegal de arma de fogo, receptações de carros roubados e adulteração de veículos.
Desmanche clandestino
Em Gravataí, os policiais descobriram um ferro-velho que era credenciado ao Detran. A investigação apurou que os veículos eram clonados ou desmanchados no local.
Em nota oficial divulgada nesta manhã, o DetranRS anunciou que o estabelecimento credenciado, suspeito de envolvimento com a quadrilha, já se encontra fechado cautelarmente desde a última sexta-feira por irregularidades administrativas. A motivação inicial foi a autuação da empresa pela Brigada Militar por questões ambientais. “Será instaurado processo administrativo punitivo, cujas sanções previstas vão desde multa até a cassação do credenciamento”, informou.