Pais estão apavorados com professora que negava até água para bebês e crianças em creche de Canoas

A Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) investiga o caso

Siga a Agência GBC no Instagram

Pais de alunos que estudam na escola Anjos e Marmanjos estão apavorados com da professora que é suspeita de ameaçar, gritar, humilhar e negar água e comida para bebês e crianças que estudam na instituição do bairro Rio Branco. O caso foi denunciado por vizinhos que chegaram a gravar áudios.

“Eu estou apavorada. Deixo meu filho aqui para ir trabalhar e hoje quando recebi e li a notícia, pensei: será que meu filho come direito? É bem cuidado? Não sei mais o que pensar”, diz a funcionária de um supermercado que prefere não se identificar.

A Secretaria Municipal de Canoas confirmou no final da manhã desta sexta-feira (6) que pediu o afastamento da funcionária. De acordo com a SME, a direção da escola confirmou que a professora foi afastada por apenas 10 dias. Porém, além do afastamento, a Prefeitura informou em nota que vai romper o contrato com a instituição (leia nota abaixo).

Caso sob investigação

A Delegacia de Proteção a Criança e ao Adolescente (DPCA) de Canoas investiga as denúncias. Uma das gravações, que está com a polícia, a professora ameaça um aluno. “Na próxima vez que tu botar a mão em alguma coisa que for minha, vou te cortar tua mão fora. Eu juro.” Em outro áudio, ela nega água para uma criança. “Não, não senhor, se tu estivesse quieto tu não estaria quente. É porque tu não para nunca.”

Na próxima semana, os investigadores da DPCA devem chamar pais, alunos e outros funcionários da escola para prestar depoimento. A intenção é apurar mais detalhes da conduta da professora.

A instituição, que é particular, atende mais de 150 crianças da rede pública municipal. A Prefeitura de Canoas compra vagas na Anjos e Marmanjos para suprir a falta de vagas nas escolas próprias. A reportagem de Agência GBC tentou contato com o advogado que responde pela defesa da escola. Porém, até o momento, não obteve retorno.

Prefeitura de Canoas emite nota sobre o caso

“A Prefeitura de Canoas vem expressar seu posicionamento oficial diante da denúncia de maus tratos e ameaça verbal a alunos na Escola de Educação Infantil Anjos e Marmanjos, que é credenciada do Município.

Na terça-feira (3), ao ser comunicada dos fatos, a Secretaria Municipal da Educação se reuniu com os representantes da escola que informaram o afastamento da professora em questão por 10 dias. A reunião foi registrada em Ata oficial. Após o encontro, a Secretaria encaminhou os relatos para o Conselho Municipal da Educação e a Controladoria Geral do Município, a fim de dar andamento dos fatos também junto ao Conselho Tutelar.

No dia 06 de maio, a Secretaria Municipal da Educação notificou  também o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – COMDICA.

A Secretaria da Educação está solicitando de imediato à Procuradoria Geral do Município a avaliação de 3 itens:

– o afastamento em definitivo da professora em questão;

– o rompimento do termo de credenciamento que tem data vigente até 31 de julho;

– o impedimento da instituição de participar de novos processos de credenciamentos. 

A Secretaria Municipal da Educação também convocará todos os pais dos alunos credenciados na instituição para uma reunião na segunda-feira, 9 de maio, a fim de esclarecer todos os fatos e ouvir sobre as condutas adotadas dentro da instituição.”

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!