EM ESTEIO | Guarda Municipal ganha estande de tiro

 Prefeitura de Esteio entregou, nesta quinta-feira (26), o Estande de Tiro Alexandre Knewitz Pereira na sede da Secretaria Municipal de Segurança PĂșblica (SMSP). Com uma ĂĄrea total de quase 200 mÂČ, a estrutura permitirĂĄ que os agentes da Guarda Municipal esteiense tenham um local prĂłprio para realização de treinamentos prĂĄticos e teĂłricos, obrigatĂłrios ou nĂŁo, para, por exemplo, a concessĂŁo de porte de arma de fogo, para a renovação anual do documento e tambĂ©m para aperfeiçoamento.

“NĂłs iniciamos, lĂĄ atrĂĄs, uma sĂ©rie de investimentos para a qualificação da Guarda Municipal, entre os quais, a escola de formação. De forma gradativa, viabilizamos que todo o processo de capacitação pudesse ser feito dentro da secretaria. Os novos agentes que vamos convocar, para ampliar o efetivo, jĂĄ vĂŁo poder treinar aqui, algo que nĂŁo era possĂ­vel antes. Essa Ă© uma conquista para Esteio e para nossa regiĂŁo”, comentou o prefeito Leonardo Pascoal. Ele mencionou, ainda, que os guardas municipais sĂŁo os que tĂȘm mais horas de formação, proporcionalmente, entre os servidores da Prefeitura.

Pascoal aproveitou para saudar a integração entre os ĂłrgĂŁos de segurança pĂșblica. “É graças a esse trabalho conjunto que Esteio tem obtido, nos Ășltimos trĂȘs anos, os melhores resultados na sĂ©rie histĂłrica nos indicadores de criminalidade, com reduçÔes significativas”, ressaltou, recordando outros investimentos feitos pela Prefeitura na qualificação da Guarda, como a compra de viaturas, de fardamento e de armas, com a concessĂŁo para o porte dos equipamentos.

A sala de treinamento leva o nome de Alexandre Knewitz Pereira, falecido em 17 de março de 2021, aos 41 anos, em decorrĂȘncia da covid-19. Ele fez parte da primeira turma da Guarda Municipal de Esteio, ingressando em junho de 2006 como melhor classificado no concurso, e permanecendo na corporação atĂ© o final de 2016, quando assumiu como professor de MatemĂĄtica nos municĂ­pios de Canoas e SĂŁo Leopoldo. Presentes na cerimĂŽnia dessa quinta, o pai e a mĂŁe de Alexandre, JosĂ© Eli Silveira Pereira e Neuza Knewitz Pereira, agradeceram a homenagem. “Muito obrigado a todos, em especial Ă  Guarda Municipal pela homenagem. Creio que o Alexandre estĂĄ muito satisfeito, esse era um ĂłrgĂŁo que ele amava muito”, afirmou, emocionado, JosĂ© Eli.

O titular da SMSP, Alberto Rocha, destacou que a ideia para o nome do estande de tiro partiu dos prĂłprios agentes. “O Alexandre foi um dos responsĂĄveis por termos hoje dentro da nossa secretaria um centro de formação para a Guarda Municipal, com nossos prĂłprios instrutores”, explicou. “Quem Ă© da ĂĄrea da segurança pĂșblica sabe que um estande de tiro como esse Ă© uma relĂ­quia, sĂŁo poucos os grupamentos que tĂȘm. Mas ele Ă© fundamental para a nossa função de treinar, treinar e treinar, para que, caso seja necessĂĄrio, o agente possa usar o equipamento da melhor forma possĂ­vel”, complementou Alberto.

TambĂ©m participaram da inauguração o vice-prefeito Jaime da Rosa e secretĂĄrios municipais, o deputado Vilmar Lourenço, o presidente da CĂąmara de Vereadores, Marcelo Kohlrausch, acompanhado pelos colegas Cristiano Coutinho, Derli Scienza, Fernanda Fernandes e Francisco Alves, e representantes de guardas municipais e de ĂłrgĂŁos de segurança pĂșblica do MunicĂ­pio e de cidades vizinhas.

Estande tem seis boxes

Resultado de um investimento de R$ 207,8 mil, o estande de tiro tem seis boxes, quatro com distĂąncia de 15 metros atĂ© os alvos e dois com distĂąncia de 20 metros, numa ĂĄrea total de 152,76 mÂČ. As paredes externas foram construĂ­das em pedra grĂȘs. Foram erguidas duas paredes, com um vĂŁo entre elas, onde foi colocada lĂŁ de rocha, para abafar os ruĂ­dos produzidos. As paredes internas, por sua vez, sĂŁo de tijolo maciço. Pilares e vigas aĂ©reas contam com anteparos de dimensĂ”es e Ăąngulos que seguem as exigĂȘncias da PolĂ­cia Civil, de forma a evitar o ricochete de projĂ©teis em direção ao atirador e eventuais danos Ă  estrutura. No fundo da linha de tiro foi instalado um para balas, composto por duas chapas, uma delas de aço, tendo o vĂŁo preenchido com argila e uma camada de pneus velhos cheios de areia na frente.

A construção faz parte dos projetos prioritĂĄrios estipulados pela Administração Municipal para a SMSP nas Metas de GestĂŁo 2021. A estrutura Ă© necessĂĄria para a concessĂŁo de porte de arma de fogo aos agentes da Guarda Municipal e, tambĂ©m, para a renovação anual do documento. Ambas as situaçÔes tĂȘm um treinamento obrigatĂłrio que demanda um nĂșmero mĂ­nimo de disparos. AtĂ© agora, para poder fazer essas prĂĄticas, a Secretaria buscava parcerias ou, entĂŁo, acabava pagando para o uso de espaços de terceiros.

A partir de agosto de 2019, os guardas municipais receberam a concessĂŁo para porte de arma em horĂĄrio de serviço. Para se habilitar, Ă© necessĂĄrio participar de um treinamento sobre armamento e tiro, com carga horĂĄria de 182 horas e conteĂșdos aprovados pela PolĂ­cia Federal, e passar por teste de aptidĂŁo especĂ­fico, com exames envolvendo conhecimentos teĂłricos, prĂĄticos e avaliação psicolĂłgica. Anualmente, deve ser feita uma reciclagem, com 80 horas-aula. As armas que os agentes utilizam foram recebidas pela Prefeitura no final de 2018. SĂŁo, ao todo, 20 pistolas da marca Taurus, calibre .380. AtĂ© o final de 2020, parte do efetivo foi habilitado, tambĂ©m, para o uso de armas longas (a corporação recebeu, em uma doação, uma carabina calibre .40 CTT40, da marca Taurus, e uma espingarda Military 3.0, calibre 12, marca CBC). Atualmente, o efetivo da Guarda Municipal de Esteio Ă© de 44 agentes.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: ConteĂșdo protegido!