CANOAS | Passageiros de ônibus enfrentam dificuldades para fazer cartão TEU

Quem pega outro ônibus para circular em Porto Alegre, por exemplo, vai precisar também fazer mais um bilhete.

Quem se desloca de ônibus dentro de Canoas ou utiliza o transporte público para ir e voltar de cidades da Região Metropolitana enfrenta dificuldades na hora de fazer o cartão TEU no município. Embora seja uma promessa de solução conectada com as novas tecnologias, a realidade é que os passageiros precisam enfrentar diversos empecilhos para conseguir o bilhete. 

Utilizado como argumento nas discussões para o “fim dos cobradores”, o cartão tem tomado o tempo e a paciência de quem precisa fazer a primeira via do bilhete antecipado, aquele de cor amarela. Já que o motorista agora também é o responsável por receber o dinheiro e dar o troco enquanto dirige, ter o bilhete metropolitano facilita o processo e torna tudo mais seguro. 

Mas adquirir o cartão não é assim tão simples. Embora se tenha a opção de pedir online, é necessário aguardar dois dias e ir até um dos pontos físicos de venda para retirar. É aí que outro empecilho surge: não se aceita cartão de crédito ou débito, a tecnologia PIX também não chegou. Então, os passageiros devem realizar uma primeira recarga única e exclusivamente em dinheiro. 

Há ainda outro entrave: os documentos digitais emitidos pelo próprio Governo Federal no aplicativo Gov.br não são considerados. É necessário chegar ao local com documento impresso em mãos. “É um absurdo, parece que querem dificultar a vida das pessoas. Tu perde um turno de trabalho para resolver todas essas burocracias e ainda é mal atendido”, afirma uma moradora que preferiu não ser identificada com medo de represálias.

Depois de finalmente conseguir o cartão, é possível fazer a recarga pela internet. Mas nem tudo é tão fácil. O TEU! é aceito em ônibus de algumas empresas, como Sogal e Transcal, que fazem o transporte em cidades como Canoas, Nova Santa Rita e Gravataí. Quem pega outro ônibus para circular em Porto Alegre, por exemplo, vai precisar também fazer mais um bilhete, já que na Capital apenas o Cartão TRI funciona.

O “TEU!” é um Consórcio que congrega 15 empresas concessionárias e permissionárias do transporte de passageiros da Região Metropolitana de Porto Alegre, que utilizam o sistema de bilhetagem eletrônica. A reportagem tenta contato, mas ainda não obteve retorno. 

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!