Mais cedo nesta terça-feira (23), a Prefeitura de Canoas se viu obrigada a publicar uma nota em seu site rechaçando a ação de golpistas que vem pedindo dinheiro e ajuda para pessoas e empresas em razão do temporal da semana passada. Cuidado, pessoal: é fake.
Nessas horas, a gente vê a que ponto chega o ser humano que se aproveita da comoção que a cidade atravessa pelos estragos do temporal para levar vantagem e ludibriar os outros. Embora entidades e pessoas individualmente estejam buscando formas de auxiliar os atingidos pelo temporal, ninguém está autorizado a usar o nome da prefeitura para isso. Ninguém, ninguém mesmo – nunca é demais frisar.
Quando for solicitado a contribuir com alguma entidade ou pessoa, seja pela internet, seja na porta de casa, certifique-se primeiro da seriedade da ação. Entidades costumam divulgar suas campanhas pelas redes sociais, sites e em veículos de comunicação, como a GBC. Se não encontrou nada no site, cuidado: pode ser fake. Tive a dúvida ligando para o telefone da entidade que você mesmo procura – não adianta ligar para o número que o golpista oferece…
Ações como essa, que enganam pessoas por dinheiro, é crime – e, como tal, devem ser denunciadas à Polícia.
As doações solicitadas pela Prefeitura são, sempre, de materiais, roupas, agasalhos e coberturas – todas centralizadas na Defesa Civil do município. Abaixo, confira a íntegra da nota da Prefeitura e as formas de contato caso tenha algo a oferecer.
A Prefeitura de Canoas informa que não realiza ligações para empresas, instituições ou para comunidade pedindo doações, de qualquer tipo, para as famílias atingidas pelo temporal do dia 15 de agosto. Infelizmente, pessoas estão agindo de má fé e pedindo, em nome da Prefeitura, doações. Esta ligação é um golpe. A administração municipal repudia este tipo de atitude, principalmente em um momento tão delicado pelo qual todos os canoenses estão passando.
As doações para o Município podem ser feitas diretamente na Defesa Civil, Rua Bandeirantes 450, bairro Nossa Senhora das Graças. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 18h.