Sobe para 7 o número de casos confirmados de varíola dos macacos em Canoas

Outras seis pessoas aguardam o resultado dos exames

Siga a Agência GBC no Instagram

Canoas registra 7 casos da Monkeypox, conhecida também como varíola dos macacos. São duas mulheres e cinco homens, com idades entre 29 e 57 anos, todos com sintomas leves e em tratamento domiciliar. Outras seis pessoas aguardam o resultado dos exames.

A Monkeypox é uma doença causada por vírus, que foi identificada pela primeira vez em 1958 em macacos de laboratório. Daí, origina-se o nome de varíola dos macacos. Essa doença tem caráter endêmico em alguns países da África Central e da África Ocidental. Em 2022, foram registrados casos em diversos países da Europa, América do Norte, América do Sul e África. No Brasil, atualmente a doença está presente em 14 estados, dentre eles, no Rio Grande do Sul, com 58 casos confirmados.

Erroneamente, algumas pessoas associam a doença apenas a pessoas homossexuais. O vírus pode infectar qualquer cidadão, independente do sexo e de diferentes faixas etárias.

A transmissão é por meio do contato pele com pele, secreções ou por objetos pessoais do paciente infectado. O período de incubação (tempo entre o contágio e o aparecimento de sintomas) é geralmente de seis a 13 dias, podendo chegar a 21.

Os sintomas mais comuns são febre, dor de cabeça intensa, nas costas e inchaço nos linfonodos (pescoço, axila ou virilha). Também são comuns lesões na pele, que costumam surgir mais frequentemente no rosto, braços e pernas.

A prevenção é basicamente evitar o contato com alguém contaminado. Recomenda-se o isolamento e uso de máscara do infectado, bem como o reforço na higiene de mãos e o não compartilhamento de objetos. Como a transmissão também se dá pele a pele, é recomendado o uso de preservativos em todos os tipos de relações sexuais.

Em caso de suspeitas da doença, procure uma unidade de saúde.

Mitos e Verdades

Monkeypox é transmitida pelo macaco?

Mito. A doença é causada por um vírus que sofreu mutações e que atualmente está adaptado ao ser humano.

A Monkeypox afeta apenas gays e bissexuais?

Mito. O vírus da varíola dos macacos pode afetar qualquer pessoa, de qualquer orientação sexual, independentemente das práticas e hábitos sexuais.

Os sintomas da Monkeypox podem ser confundidos como uma virose?

Verdade. Os sintomas iniciais são febre e prostração. Após três ou quatro dias é que a doença evolui e aparecem as lesões de pele.

Os cuidados para prevenir a Monkeypox são os mesmos da Covid-19?

Verdade. O uso de máscaras, higienização frequente das mãos, utilização do álcool em gel, bem como evitar o compartilhamento de toalhas e objetos pessoais são os principais cuidados para evitar a doença.

O período da doença é de uma semana?

Mito. O período de incubação é de 5 a 21 dias, podendo chegar a 30 dias, em casos mais agressivos.

A taxa de letalidade da Monkey é baixa?

Verdade. De acordo com a Organização Mundial da Saúde a média letal é de 3% na maioria das linhagens conhecidas.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!