RODRIGO BECKER

Rodrigo Becker é jornalista e escreve sobre política, negócios e cidade diariamente neste espaço.

CANOAS | Num futuro incerto, a certeza Ă© Juares Hoy 2024

Vereador de oposição preferiu ficar no PTB depois da saída de Luiz Carlos Busato e jå espalha aos quatro ventos que concorre a prefeito daqui a dois anos

Juares Hoy vai estar na urnas em 2024, mas nĂŁo como candidato a vereador. Em uma conversa com o blog, ele anunciou oficialmente o que jĂĄ vem dizendo aqui e ali, sem pedir segredo: Ă© candidato a prefeito em 2024, na sucessĂŁo de Jairo Jorge/Nedy de Vargas Marques – seja quem for que esteja Ă  frente do cargo.

Na Cùmara, Juares é hoje um dos líderes da oposição. Discurso inflamado, bolsonarista de carteirinha e ex-policial, preferiu ficar no esvaziado PTB local do que acompanhar o ex-prefeito Luiz Carlos Busato na cruzada para formar o União Brasil. Não que tenha algo contra Busato, pelo contrårio; são amigos. Mas os planos de Juares jå estavam resolvidos: além do apoio ao capitão-presidente em 2022, a candidatura a prefeito em 2024 moveu sua decisão.

Ou, no caso, manteve.

Juares Ă©, de certa forma, a primeira peça no tabuleiro da sucessĂŁo que começa a ser visualizado na prĂĄtica a partir dos resultados de 2022. É certo que o governo terĂĄ um candidato – sĂł nĂŁo dĂĄ garantir, de antemĂŁo, quem seja; se Jairo Jorge reverter o afastamento, Ă© natural que tente mais um mandato – e o mesmo vale para Nedy, caso o impedimento de JJ se mantenha. MĂĄrcio Freitas, que concorre a estadual, tambĂ©m nĂŁo esconde o desejo de disputar a eleição para Prefeitura e as urnas podem indicar que o momento para isso se aproxima.

Entre os demais partidos, jĂĄ se ouve burburinhos aqui e ali. Busato, por exemplo, Ă© sempre lembrado – mas tem planos de disputar uma cadeira no Senado em 2026 e ser prefeito no meio desse caminho seria, a essa altura, uma mudança brusca de planos. Dario Silveira, seu companheiro de chapa em 2020 e candidato a estadual este ano parece mais disposto a concorrer em 2024.

MDB, PT e PDT tambĂ©m sonham com o paço, mas hoje devem fidelidade a JJ e Nedy, no caso dos dois primeiros partidos, e Ă  oposição, no caso do PDT. Hoje, sĂŁo os ‘coadjuvantes de luxo’ que podem indicar ali adiante um protagonista, caso as alianças de hoje esfarelem no futuro.

Embora esteja cedo, a fala de Juares certamente vai uriçar incaltos e forçar os calejados a adotar o discurso do ‘nĂŁo Ă© hora para falar em 2024’. E, a bem da verdade, nĂŁo Ă© mesmo.

Mas em seguida, serĂĄ.

Mais Lidas

ÚLTIMAS DE RODRIGO BECKER

CANOAS | O ‘pepino’ que preocupa a cidade antes e depois do retorno de...

Licitação do transporte pĂșblico Ă© um assunto que avançou pouco ou quase nada de um ano para cĂĄ

CANOAS | Chegou chegando: as metas anunciadas por Jairo Jorge para a retomada; finanças...

Prefeito elegeu cinco prioridades que vão dominar sua agenda numa espécie de 'transição por dentro' para o que vem sendo chamado de 'quarto governo' Jairo Jorge

CANOAS | ‘Debandada’ prĂ©-JJ: secretĂĄrios deixam o governo horas antes do fim do afastamento...

Felo Uequed, Pollyana Perinazzo e Luis Davi Siqueira pediram demissĂŁo do governo nesta segunda-feira, 27

CANOAS | NĂŁo esperem anĂșncios bombĂĄsticos de JJ nesta terça: o maestro e o...

Expectativa de retomada do mandato estĂĄ sendo encarada como a chance de um 'mergulho na gestĂŁo' por partidĂĄrios de Jairo Jorge

CANOAS | Terça-feira gorda: a Ășnica certeza Ă© que Nedy subirĂĄ as escadas do...

Como prefeito em exercício ou como vice, Nedy não abrirå mão do espaço político que as urnas lhe deram em 2020
error: ConteĂșdo protegido!