BRUNO LARA

Bruno Lara é jornalista e escreve sobre comunidade diariamente neste espaço.

Feira de Canoas desperta o interesse de estudantes por ciências e novas tecnologias

O Femucitec está sendo realizado na Escola Permanente de Formação Darcy Ribeiro

A Secretaria de Educação (SME) realiza a partir desta quarta-feira (31), a 10ª Edição da Feira Municipal Cientifica e Tecnológica (Femucitec). A atividade ocorrerá durante três dias e tem como objetivo estimular a pesquisa no ambiente escolar. O evento é destinado para professores e estudantes da Educação Infantil e Ensino Fundamental. O Femucitec está sendo realizado na Escola Permanente de Formação Darcy Ribeiro e, na abertura, contou com a presença de diversos secretários de governo.

A secretária da Educação, Beth Colombo, destaca a importância da iniciação científica já nos primeiros anos. “A nossa intenção é despertar o interesse pela pesquisa e provocar o aluno a buscar outros mundos. O que a gente quer é que o aluno saia das fronteiras convencionais e que ele viaje no conhecimento, que ele busque, que ele faça, que ele experimente, para que ele possa, quem sabe, no futuro, encontrar caminhos que ainda são desconhecidos”, destacou.

Conforme a Secretaria Municipal de Educação (SME), o desenvolvimento da pesquisa científica e tecnológica, aliada à metodologia do ensino, possibilita ao estudante a autoaprendizagem, motivando-o e integrando-o à sociedade com autonomia e conhecimento. A finalidade da Femucitec é estimular a prática da pesquisa em todos os níveis de ensino, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades e permitindo aos alunos se posicionar frente a situações adversas e a buscar a realização de seus objetivos pessoais, profissionais e coletivos.

Beth Colombo também revelou que muitos avanços, como a vacina contra a Covid, por exemplo, são frutos da pesquisa. “Eu não tenho dúvidas que todo grande pesquisador deve ter passado por momentos assim. É graças às pessoas que estudam e se dedicam à ciência que agora temos medicação para doenças mais raras; alguém pesquisou, alguém estudou”, enfatizou.

Mais Lidas

ÚLTIMAS DE BRUNO LARA

CANOAS: Jairo Jorge assume prefeitura, troca secretários e anuncia primeiras ações; Saiba quais são

Ele assumiu o posto com grande mobilização em frente ao paço municipal

CANOAS: Ex-governador Ranolfo pode concorrer a prefeito de Canoas

Se confirmada, candidatura deve mudar o tabuleiro eleitoral para outubro

CANOAS: Jurandir Maciel deixa secretaria de saúde; Saiba quem vai assumir a pasta

O político pode ser candidato para as próximas eleições
error: Conteúdo protegido!