Idosa de 75 anos é presa após neta ser estuprada em Canoas

O filho dela também está preso

Siga a Agência GBC no Instagram

Uma idosa de 75 anos está presa pelos estupros da neta de 10 anos em Canoas. A moradora do bairro Guajuviras está na Penitenciária Feminina Madre Peletier, em Porto Alegre. 

O filho mais velho da idosa, um homem de 51 anos, também foi preso pelos agentes da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA). Ele é acusado de estuprar a sobrinha e a própria irmã quando ela era criança.  

Interrompeu o ciclo

Segundo o delegado Pablo Queiroz Rocha, a denúncia partiu da mãe da menor. A mulher de 29 anos procurou a delegacia após a filha contar o ocorrido. Enquanto registrava a ocorrência, ela também relatou que era abusada na infância pelo irmão. “Ela decidiu denunciar para que não acontecesse o mesmo com a filha”, afirma o titular da DPCA.

Conforme Rocha, durante o depoimento a mãe da vítima disse que relatou para a mãe, aos sete anos, que vinha sendo estuprada pelo irmão. Na época, segundo a polícia, a idosa de 75 anos não deu atenção e vítima foi abusada até os 12 anos.

“Dessa vez o ciclo foi diferente. Há quase 20 anos atrás, o ciclo de violência se completou com a omissão da vó. Desta vez não. A mãe não deixou que o ciclo se completasse”, afirma o titular da DPCA.

Ameaçou a neta

Os policiais prenderam a idosa porque os abusos aconteciam dentro da casa dela. “A criança ia visitar a avó e o tio se aproveitava”, conta Rocha ao salientar que a neta foi chantageada pela mulher. “Ela dizia que se alguém soubesse, a criança perderia a avó e o tio, já que os dois seriam presos.”

Para os policiais, a idosa negou os estupros que aconteciam na casa dela. Já sobre os abusos que a filha sofreu do irmão, ela informou que a família tinha superado o caso.

Pela omissão, a mulher foi encaminhada a Penitenciária Madre Pelletier. O homem aguarda vaga no sistema prisional.

Como denunciar 

Rocha pede para que quem suspeite ou saiba de casos de violência contra crianças procure a DPCA. “A delegacia tem suas portas abertas. Podem nos procurar diretamente, através dos canais oficiais, ligar para o disque 100, só o que não pode é ficar calado. O silencio nosso, das pessoas de bem, é tudo aquilo que as pessoas do mal precisam.”

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!