RODRIGO BECKER

Rodrigo Becker é jornalista e escreve sobre política, negócios e cidade diariamente neste espaço.

OPINIÃO | O assunto que vai levar meu voto ainda não ouvi na boca de ninguém

Eleição geral é maior do que a cidade, mas um tema bem local precisa fazer parte do repertório dos candidatos daqui - sejam eles de que cidade forem

Transporte público: o candidato que oferecer uma ideia top sobre o tema, leva meu voto. Simples assim. Sou usuário do sistema, ando de trem e ônibus praticamente todos os dias. E, todos os dias, acho arcaico e ambientalmente irresponsável um monte de ônibus enchendo o nosso céu de fumaça e dióxido de carbono.

Para se ter uma ideia, a emissão de C0² da cidade de Canoas por habitante no ano de 2018, segundo o ICLEI, foi de 11,65 toneladas. O número é superior a média de países como o Japão (9,23 ton) e Alemanha (9,01 ton). Poluímos e estimulamos o efeito estufa mais do que o dobro da média per capita do mundo, que foi de 5,24 toneladas em 2018. Tá certo que isso não é só por conta dos ônibus: a maior parte dessa emissão vem da Refap e da matriz econômica da região, que é feita de empresas de transformação. Moramos em uma cidade cortada por rodovias de trânsito intenso, como a BR-116. Mas o ônibus velho e com o motor mal calibrado que nos leva para casa faz a sua contribuição.

Se pensarmos que há uma meta mundial acordada entre a ONU e os principais países do mundo, incluindo o Brasil, para neutralização da emissão de carbono na atmosfera até 2060, ou seja, em menos de 40 anos, percebemos que Canoas precisa muito fazer o dever de casa. E em se tratando de transporte público, especialmente. Além de poluir, o serviço é ruim. Poluidor e ineficiente, vamos andando aos trancos de barrancos, mais por necessidade do que por vontade. E tem gente que culpa a ‘uberização’: não! As pessoas fugiram do ônibus porque andar de ônibus é ruim, simples.

Teria uma centena de motivos para votar em qualquer candidato local nessa eleição, especialmente naqueles que prometem ‘ajudar’ Canoas. Naqueles que prometem ser os embaixadores da cidade em Brasília ou na Assembleia Legislativa. Mas vou votar em que apresentar uma ideia viável e bacana para melhorar o transporte coletivo, o local e o metropolitano. Por pressão dos prefeitos, o governo federal está liberando R$ 2,5 bilhões para custear gratuidades – o prazo para requisitar o recurso é 9 de setembro.

Esse dinheiro dá uma aliviada no caos para este ano, mas sem uma solução de longo prazo, vamos precisar por a mão no bolso no ano que vem de novo – e de novo e de novo e de novo nos anos seguintes, como tem acontecido aqui na cidade. Do contrário o transporte para. E paramos todos nós.

Meu voto, este ano, vou dar para quem tiver uma solução.

Mais Lidas

ÚLTIMAS DE RODRIGO BECKER

CANOAS | O ‘pepino’ que preocupa a cidade antes e depois do retorno de...

Licitação do transporte público é um assunto que avançou pouco ou quase nada de um ano para cá

CANOAS | Chegou chegando: as metas anunciadas por Jairo Jorge para a retomada; finanças...

Prefeito elegeu cinco prioridades que vão dominar sua agenda numa espécie de 'transição por dentro' para o que vem sendo chamado de 'quarto governo' Jairo Jorge

CANOAS | ‘Debandada’ pré-JJ: secretários deixam o governo horas antes do fim do afastamento...

Felo Uequed, Pollyana Perinazzo e Luis Davi Siqueira pediram demissão do governo nesta segunda-feira, 27

CANOAS | Não esperem anúncios bombásticos de JJ nesta terça: o maestro e o...

Expectativa de retomada do mandato está sendo encarada como a chance de um 'mergulho na gestão' por partidários de Jairo Jorge

CANOAS | Terça-feira gorda: a única certeza é que Nedy subirá as escadas do...

Como prefeito em exercício ou como vice, Nedy não abrirá mão do espaço político que as urnas lhe deram em 2020
error: Conteúdo protegido!