Educadoras de Canoas passam o final de semana buscando em casa estudantes que largaram a escola

No total, Canoas tem 290 estudantes fora da escola, sendo 250 do ensino fundamental e 40 da educação infantil.

Neste såbado (10) aconteceu o Dia D da Busca Ativa por estudantes evadidos das escolas municipais de Canoas. Durante toda a manhã, equipes da Secretaria de Educação estiveram em diversos endereços para localizar 30 estudantes da EMEF João Palma da Silva, dois da EMEF Ildo Meneghetti, ambas no bairro Mathias Velho, e 20 da EMEF Irmão Pedro e um da EMEF RondÎnia, no Estùncia Velha. O João Palma e o Irmão Pedro são os dois colégios que mais registram casos de abandono escolar. No total Canoas tem 290 estudantes fora da escola, sendo 250 do ensino fundamental e 40 da educação infantil.

Neste Dia D foram contatadas 29 famĂ­lias, nas quais as educadoras puderam conversar com os responsĂĄveis, bem como com as crianças, para ouvir os motivos da evasĂŁo e tentar que estes estudantes retornem o quanto antes para sala de aula. A secretĂĄria adjunta da Educação, Cinara Portela explica que os motivos da evasĂŁo sĂŁo diversos, como a mudança de cidade, pessoas que vieram para Canoas durante a pandemia e hoje jĂĄ retornaram para seus municĂ­pios de origem, dificuldades de aprendizagem, problemas de saĂșde, a necessidade de trabalhar para ajudar no sustento das famĂ­lias, dentre tantos outros. “Nos casos que buscamos hoje a escola jĂĄ fez tudo que estava ao alcance, como ligaçÔes e outras tentativas de contato, mas todas sem sucesso. EntĂŁo, esta Ă© mais uma alternativa para encontrarmos estes alunos.”

Cinara explica que o trabalho de busca acontece diariamente e, eventualmente, acontecem açÔes como a deste sĂĄbado. “O nosso objetivo Ă© nĂŁo deixar nenhum pequeno canoense fora da escola.”

A secretĂĄria observa que apĂłs o perĂ­odo de pandemia, muitos alunos estĂŁo com depressĂŁo, o que reflete na aprendizagem e, algumas vezes, em abandono da escola. “Estamos localizando estes quadros depressivos para dar o acompanhamento devido para estas crianças e jovens. Sabemos que depois da pandemia o perfil dos estudantes mudou. Temos que ter essa atenção e trabalhar as questĂ”es emocionais.” Destaca que a pandemia aflorou problemas e que o aluno voltou mais agitado, sem paciĂȘncia, isolado, desmotivado e com menor tempo de concentração. Pontos estes, que jĂĄ sĂŁo trabalhados pela rede municipal.

Paralelamente a atenção aos professores tambĂ©m mudou. “O nosso professor tambĂ©m estĂĄ diferente. Durante a pandemia foram desafiados a um novo mĂ©todo de ensino, com as aulas on line, respondendo os estudantes e pais quase que 24 horas por dia. Estamos diante de um novo cenĂĄrio educacional.”

No dia 28 de setembro uma nova ação de busca ativa acontecerĂĄ, desta vez nas escolas. Neste dia, cada colĂ©gio de ensino fundamental e infantil farĂĄ uma busca ativa em loco, acompanhado de representantes do Conselho Escolar, CPM e GrĂȘmio Estudantil.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: ConteĂșdo protegido!