O ‘vice centradão’ Hamilton Mourão vem a Canoas na sexta, 23. Participa de um almoço com prato para 300 convidados do Republicanos – cada um pagando o seu ingresso de R$ 35. A medida é para evitar o ‘inchaço’ do evento: o almoço será de mobilização, não de afago no estômago do eleitor de ocasião.
Mobilização porque, a esta altura da campanha, é o que Mourão precisa. Ele começou a corrida disputando voto a voto a preferência do eleitorado nas pesquisas com Ana Amélia, do PSD. Com a entrada Olívio Dutra (PT) na corrida, perdeu fôlego. Levantamento do IPEC*, contratado pela RBS TV, dá a Olívio a liderança com 28%, seguido por Ana Amélia 25% e Mourão por fora, com 19%, tentando voltar ao cenário como opção conservadora.
Mourão não é Bolsonaro, embora seja o representante mais fiel da direta conservadora nessa eleição para o Senado. O chamo de ‘vice centradão’ porque para cada canelada que o presidente deu na opinião pública nos últimos quatro anos, o general teve uma palavra pacificadora. Quando Bolsonaro entendeu que o vice não servia para para seu guarda-chuva nos temporais de impropérios políticos que o próprio presidente criava, escolheu outro vice. Deixou Mourão esperando por uma candidatura gaúcha ou carioca ao Senado e, no fim, parece tê-lo deixado à própria sorte, como um candidato de si mesmo – quando, na verdade, não é.
Por isso, o evento em Canoas, sexta, tem um contorno maior do que apenas um almoço com lideranças locais sugeriria. É a hora da arrancada para Mourão e o Republicanos, que tem pela primeira vez na história um candidato viável ao Senado da República. Vale lembrar, o evento é coordenado pela líder republicana na Aldeia, Beth Colombo, pelo vereador Duarte e pelo presidente local do partido, César Augusto.
* A pesquisa IPEC ouviu 1.200 pessoas entre os dias 13 e 15 de setembro em 65 municípios. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, considerando nível de confiança de 95%. A pesquisa foi contratada pela RBS Participações S.A. e registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00161/2022 e no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número RS-04310/2022.