Sancionada lei que vai facilitar a chegada do 5G a Canoas

Lei sancionada pelo prefeito Nedy facilita a instalação da nova tecnologia na cidade e que, hoje, só estå disponível em Porto Alegre

Canoas estå se preparando para o 5G, a tecnologia de internet råpida que vem sendo tratada como uma revolução no consumo de dados para celulares, tablets e computadores móveis. O prefeito em exercício, Nedy de Vargas Marques, sancionou nesta sexta-feira, 30, a lei que trata sobre a implantação do sistema na cidade. Com ela, serå possível facilitar o licenciamento da instalação das antenas que distribuem o novo sinal 5G. O marco legal é o primeiro passo para colocar Canoas em condiçÔes de receber investimentos na årea.

“A chegada desta tecnologia Ă© fundamental para Canoas, pois cria infinitas possibilidades. Poderemos ampliar, por exemplo, a qualidade do ensino das nossas escolas, avançar na melhoria da rede de saĂșde, qualificar o nosso transporte pĂșblico e fomentar a atração de novos investimentos. É mais um exemplo que mostra que estamos avançando, cada vez mais, como uma cidade moderna e que pensa no futuro”, disse Nedy.

O 5G Ă© cerca de 10 vezes mais rĂĄpido do que a atual tecnologia de internet mĂłvel, o 4G. O diferencial entre elas, no entanto, nĂŁo Ă© apenas a velocidade para o consumo de conteĂșdos. A porta que se abre Ă© para expansĂŁo da chamada IndĂșstria 4.0 e a transmissĂŁo de dados com maior instantaneidade e segurança. A IndĂșstria 4.0 Ă© a que utiliza maior nĂ­vel de automação e inteligĂȘncia artificial, como a internet das coisas e os veĂ­culos autĂŽnomos, sĂł para citar dois exemplos.

“Com a sanção, Canoas terĂĄ um facilitador e um grande diferencial, tendo prioridade na implantação da tecnologia, em virtude da celeridade que serĂĄ gerada”, completa Ângela Amaral, secretĂĄria adjunta do EscritĂłrio de Projetos. AtĂ© a presente data, apenas a capital Porto Alegre possui sinal 5G disponĂ­vel para a população no RS. Conforme cronograma previsto em edital do governo federal, a tecnologia 5G estĂĄ prevista para cidades  de 200 mil habitantes ou mais somente a partir de 30 junho de 2023. PorĂ©m, ao se adiantar em atualizar a legislação municipal, Canoas poderĂĄ ter prioridade na implantação do 5G.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: ConteĂșdo protegido!