RODRIGO BECKER

Rodrigo Becker é jornalista e escreve sobre política, negócios e cidade diariamente neste espaço.

CANOAS | Nedy exonera secretários e assessor envolvidos na Copa Livre: passo a frente, por gentiliza

Edição complementar do Diário Oficial oficializou demissões que já eram esperadas nos bastidores

Uma semana após a renovação do afastamento do prefeito Jairo Jorge, Nedy de Vargas Marques, prefeito em exercício, dá um passo à frente para distanciar da Copa Livre – lembrando, a operação que como um vendaval, chacoalhou a política da cidade em 31 de março. Em edição complementar do Diário Oficial desta terça-feira (4), foram publicadas as demissões dos secretários de Saúde, Maicon Lemos, e de Planejamento e Gestão, Fábio Cannas, além de um assessor da secretaria da Fazenda. Todos eles estavam afastados do governo desde o final de março, juntamente com JJ, por conta das investigações da Copa Livre.

Destes, só a exoneração de Cannas foi a pedido.

Nos bastidores da política, as demissões já eram esperadas. Logo no começo do afastamento, havia um entendimento de que a decisão do Tribunal de Justiça que determinou o impedimento dos ocupantes dos cargos era precária e poderia ser revertida com um recurso judicial a qualquer momento. Além disso, tirá-los do governo poderia ser interpretado como um admissão de que tivessem cometido as irregularidades atribuídas a eles pelo Ministério Público. Com a renovação dos afastamentos, mantê-los nos cargos que ocupavam em 31 de março ficou insustentável. Lembrando, todos vinham recebendo salários integrais até o presente momento.

Em termos de primeiro escalão, não muda nada. Aristeu Ismailow segue na Saúde, firme. E Cistiane Tiethbol responde pelo Planejamento e Gestão. O que vale é a economia: são salários a menos que o governo precisa pagar.

O blog soube por uma fonte no paço municipal que o prefeito em exercício pediu um parecer técnico sobre a demissão dos envolvidos na investigação. Não havia certeza jurídica sobre uma demissão de uma relação que, em tese, está suspensa pela Justiça. Parece que Nedy preferiu correr o risco: se algum deles se sentir prejudicado, que recorra ao tribunal pedindo para voltar a receber sem poder trabalhar.

Mais Lidas

ÚLTIMAS DE RODRIGO BECKER

CANOAS | O ‘pepino’ que preocupa a cidade antes e depois do retorno de...

Licitação do transporte público é um assunto que avançou pouco ou quase nada de um ano para cá

CANOAS | Chegou chegando: as metas anunciadas por Jairo Jorge para a retomada; finanças...

Prefeito elegeu cinco prioridades que vão dominar sua agenda numa espécie de 'transição por dentro' para o que vem sendo chamado de 'quarto governo' Jairo Jorge

CANOAS | ‘Debandada’ pré-JJ: secretários deixam o governo horas antes do fim do afastamento...

Felo Uequed, Pollyana Perinazzo e Luis Davi Siqueira pediram demissão do governo nesta segunda-feira, 27

CANOAS | Não esperem anúncios bombásticos de JJ nesta terça: o maestro e o...

Expectativa de retomada do mandato está sendo encarada como a chance de um 'mergulho na gestão' por partidários de Jairo Jorge

CANOAS | Terça-feira gorda: a única certeza é que Nedy subirá as escadas do...

Como prefeito em exercício ou como vice, Nedy não abrirá mão do espaço político que as urnas lhe deram em 2020
error: Conteúdo protegido!