RODRIGO BECKER

Rodrigo Becker é jornalista e escreve sobre política, negócios e cidade diariamente neste espaço.

CANOAS | Troca-troca no governo: Nedy azeita e muda parte do time para a ‘fase 2’

Prefeito em exercício tem recebido secretários para ajustes no primeiro escalão e conversa sobre metas acontece na sexta, dia 7

Se a política canoense pudesse ser comparada a uma locomotiva, diria que Nedy de Vargas Marques, o prefeito em exercício, fez soar o apito longo para avisar que o trem está em movimento; trocando em miúdos, chamou a responsabilidade para si. Cada um dos secretários está sendo convidado para uma conversa reservada, no gabinete, em que o assunto da vez parece ser o realinhamento do governo. Renovado o afastamento do prefeito Jairo Jorge e passado o período eleitoral em que os candidatos locais participavam do pleito, o objetivo agora clareia: recolocar a gestão – e a política – nos trilhos. E o maquinista no comando, Nedy, é quem dá o tom da retomada.

Seguindo nesse papo de trem, impera dizer que alguns passageiros ficaram pela estação. Há mudanças à vista; algumas delas, até já foram alinhadas e o blog conta aqui, claro, que notícia não se guarda em fundo de gaveta. Oficialmente, o governo se reúne na sexta-feira, 7, quando após uma apresentação das metas para os próximos meses, Nedy deve fazer um balanço do troca-troca que haverá no primeiro escalão.

Fontes no governo adiantam quem César Augusto, do Republicanos, está deixando a Habitação para assumir a Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Ex-vereador e ex-candidato a prefeito em 2020, César é aliado de Beth Colombo, a ex-vice de Jairo Jorge trazida ao governo para pacificar a Educação no início de 2022. Ela deve permanecer na função.

Na Habitação, o nome que surge é o de Joceane Gasparetto. Ela já desempenhou funções no Escritório de Projetos e no Planejamento e Gestão, interinamente. Pollyana Perinazzo fica com a chefia do Gabinete do Prefeito, que era ocupada por Daniel Cardozo. Ele teve um desentendimento com Nedy e deixou o governo na terça. Aline Pagot substitui Pollyana na Secretaria Geral, de forma definitiva. Emílio Neto, nas Relações Institucionais, fica.

Mudança na Procuradoria

Camila Buralde, que era adjunta, assume a Procuradoria-Geral do Município em substituição a Cesar Palma, afastado da função por decisão do desembargador Newton Brasil Leão, relator dos casos da Copa Livre no Tribunal de Justiça do Estado. A partir da próxima segunda-feira, 10, um procurador do quadro passa a desempenhar a função de assessoria especial no gabinete do prefeito para examinar todos os documentos que passam pela assinatura do chefe do Executivo.

Mudanças no governo costumam ser como um caprichoso arroz com charque: é preciso mexer de vez em quando para que não grude no fundo e amargue a carne. O recado do ‘maquinista’ Nedy é o de que está com um olho na fornalha da locomotiva e outro na cozinha. A ‘fase 2’ do governo está definitivamente começando.

Mais Lidas

ÚLTIMAS DE RODRIGO BECKER

CANOAS | O ‘pepino’ que preocupa a cidade antes e depois do retorno de...

Licitação do transporte público é um assunto que avançou pouco ou quase nada de um ano para cá

CANOAS | Chegou chegando: as metas anunciadas por Jairo Jorge para a retomada; finanças...

Prefeito elegeu cinco prioridades que vão dominar sua agenda numa espécie de 'transição por dentro' para o que vem sendo chamado de 'quarto governo' Jairo Jorge

CANOAS | ‘Debandada’ pré-JJ: secretários deixam o governo horas antes do fim do afastamento...

Felo Uequed, Pollyana Perinazzo e Luis Davi Siqueira pediram demissão do governo nesta segunda-feira, 27

CANOAS | Não esperem anúncios bombásticos de JJ nesta terça: o maestro e o...

Expectativa de retomada do mandato está sendo encarada como a chance de um 'mergulho na gestão' por partidários de Jairo Jorge

CANOAS | Terça-feira gorda: a única certeza é que Nedy subirá as escadas do...

Como prefeito em exercício ou como vice, Nedy não abrirá mão do espaço político que as urnas lhe deram em 2020
error: Conteúdo protegido!