Mais de 100 mulheres participam da cavalgada do Outubro Rosa

Percurso de 20 km foi feito em duas horas para contribuir com a campanha de conscientização do diagnóstico precoce do cùncer de mama.

Com a participação de cerca de 100 mulheres de todas as idades, a 8ÂȘ Cavalgada do Outubro Rosa de Canoas ocorreu na manhĂŁ deste domingo (16), trazendo um colorido especial para as vias do municĂ­pio.

A tradicional marcha feminina, que, segundo os organizadores, ganha mais adesĂŁo a cada edição, Ă© realizada para chamar a atenção da população para a campanha de prevenção e combate ao cĂąncer de mama – o tipo que mais causa mortes de mulheres no paĂ­s e cujas taxas sĂŁo mais altas na RegiĂŁo Sul, mas tambĂ©m com altas chances de cura se detectado precocemente.

O evento é realizado em parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria da Cultura, e a Associação das Entidades Tradicionalistas de Canoas (AETC), com a presença exclusiva de mulheres. O trajeto percorrido foi de 20 quilÎmetros, sempre acompanhado pela Guarda Municipal e pelo engajamento dos moradores, que saiam às calçadas e janelas para saudar as mulheres a cavalo vestidas de rosa.

Antes da partida, cavalarianas e apoiadoras do evento realizaram um cafĂ© da manhĂŁ, com alimentos doados pela comunidade, reunindo cerca de 150 pessoas no Parque do GaĂșcho. Foi realizada ainda uma cerimĂŽnia com representantes do tradicionalismo canoense e autoridades municipais, que contou com presença da primeira-dama de Canoas, a advogada especialista em Direito PrevidenciĂĄrio SĂĄdia Morales Siqueira.

95% de chance de cura
Participante ativa das açÔes do movimento do Outubro Rosa no municĂ­pio, a primeira-dama destacou que todas as mulheres devem fazer os exames preventivos. “O Outubro Rosa Ă© uma das campanhas mais significativas para a saĂșde da mulher e precisamos sempre reforçar a importĂąncia do diagnĂłstico precoce, que pode significar atĂ© 95% de chance de cura. Por isso, Ă© uma causa que abraço com muito carinho e estou muito feliz de ter participado”, disse.

A representante da comissĂŁo organizadora da 8ÂȘ Cavalgada Outubro Rosa de Canoas, LetĂ­cia Vieira Santos, disse que o domingo de sol contribuiu para o sucesso da cavalgada e que a resposta da população Ă© cada vez mais positiva. “Percebemos o crescimento tanto na adesĂŁo como na venda avulsa de camisetas. A organização começou em junho e temos cada vez mais apoiadores, como vimos nos caminhĂ”es de mulheres que seguiram o percurso”, contou.  A atividade ainda contribui para a Liga Feminina de Combate ao CĂąncer de Canoas e para o Hospital Nossa Senhora das Graças.

Programação
O percurso foi realizado em cerca de duas horas, pelas seguintes ruas e avenidas: Vinte e Quatro de Outubro, Bartolomeu de GusmĂŁo, Eng. Irineu Carvalho Braga, Roberto Francisco Behrens, RepĂșblica, Coronel Vicente, CĂŽnego JosĂ© LeĂŁo Hartmann, Farias Brito, Guilherme Schell, retornando ao Parque Eduardo Gomes pela Bartolomeu de GusmĂŁo e Vinte e Quatro de Outubro.

À tarde, a programação teve atividades culturais e campeiras na cancha de laço do Parque do GaĂșcho, com provas de rĂ©deas, do couro, da estafeta, da argola, vaca parada e bocha, tendo como premiação a entrega de trofĂ©us para as vencedoras.

Com os recursos arrecadados pela Cavalgada do Outubro Rosa de 2021, foram entregues 200 kits de higiene, mil fraldas e 10 cadeiras para o Hospital Nossa Senhora das Graças.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: ConteĂșdo protegido!