JAIME ZANATTA

Jaime Zanatta Ă© jornalista formado pela Universidade do Rio do Sinos (Unisinos) e escreve sobre o dia a dia das cidades da Grande Porto Alegre.

IPVA vai ficar quase 10% mais caro

Tem uma série de descontos para amenizar o prejuízo

Siga a AgĂȘncia GBC no Instagram

Os motoristas precisam preparar o bolso: o IPVA vai ficar 9,98% mais caro para 2023. A informação foi publicada pela jornalista Giane Guerra, em GZH.

O percentual de reajuste Ă© definido pela tabela Fipe – levantamento que traz as mĂ©dias dos preços registrados no mercado –. Para o prĂłximo ano, o reajuste ficarĂĄ acima da inflação que estĂĄ em 6,85%. PorĂ©m, ficarĂĄ bem abaixo do ano passado, quando a alta passou da casa dos 22%. Na Ă©poca, a justificativa foi a disparada nos preços dos carros novos que, consequentemente, puxou os dos usados.

Sem mudanças

O Governo do Estado não irå alterar nas alíquotas de IPVA. Elas seguem nas mesmas proporçÔes: 3% para carros, 2% para motocicletas e 1% para caminhÔes e Înibus. Mas, elas serão aplicadas em cima de valores maiores o que aumenta o valor final a ser pago.

Para amenizar o reajuste, também é importante botar na ponta do papel que pelo segundo ano consecutivo o seguro DPVAT não serå cobrado.

AlĂ©m disso, para ajudar a fechar a conta lĂĄ na ponta, o IPVA tem uma sĂ©rie de descontos: o primeiro Ă© para quem paga atĂ© 31 de dezembro; o segundo para quem estĂĄ dentro do programa Bom Motorista; e o terceiro para quem estĂĄ dentro do programa Nota Fiscal GaĂșcha e bota o CPF na nota fiscal na hora da compra.

A expectativa Ă© que o calendĂĄrio de pagamento seja divulgado pela Receita Estadual e Secretaria Estadual da Fazenda nas prĂłximas semanas.

Mais Lidas

ÚLTIMAS DE JAIME ZANATTA

error: ConteĂșdo protegido!