RODRIGO BECKER

Rodrigo Becker é jornalista e escreve sobre política, negócios e cidade diariamente neste espaço.

ELEIÇÕES 2022 | Deu ‘LuLeite’: o que explica as vitórias do petista e do tucano – e porque Bolsonaro levou a melhor nas urnas gaúchas, mas Onyx não?

O resultado das eleições deste domingo não tem uma explicação simplista - acompanhe o blog em vídeo

Lula é presidente, Eduardo Leite, governador. As vitórias do petista, no plano nacional, e do tucano, aqui no Estado, não podem ser explicadas com argumentos simplistas.

Confira, em vídeo, a análise do blog sobre a eleição de Lula:

Leite, o primeiro reeleito

Aqui no Estado, Eduardo Leite ganhou a chance de governar o Rio Grande por mais quatro anos. Pesou o apoio do eleitor que votou em Edegar Pretto (PT) no primeiro turno, mas não foi só isso – confira:

Onyx ‘colou mas não colou’

A derrota de Onyx Lorenzoni em sua tentativa de chegar ao Piratini tem suas explicações particulares. Discípulo de Jair Bolsonaro, reproduziu aqui a cartilha do capitão-presidente: colou no discurso, mas o bolsonarismo que venceu a disputa pela presidência no Rio Grande do Sul se dividiu na hora de escolher o governador. Isso e a adesão maciça dos votos que no primeiro turno foram de Edegar Pretto (PT) para Leite no último domingo foram determinantes para derrota de Onyx.

Ele praticamente não ampliou sua votação do primeiro para o segundo turno. Mesmo ensaiando o repique bolsonarista por aqui – ou talvez exatamente por isso -, não levou.

Com a derrota de Bolsonaro, pessoalmente não acredito que Onyx consiga sustentar politicamente a oposição a Eduardo Leite para se manter como alternativa para 2026. Esse papel, apesar do voto no segundo turno, me parece mais próximo do PT do que do PL. A tendência é que Onyx volte a Brasília ainda esta semana para recompor o que restará do governo Bolsonaro que está em contagem regressiva para deixar o Planalto.

Mais Lidas

ÚLTIMAS DE RODRIGO BECKER

CANOAS | O ‘pepino’ que preocupa a cidade antes e depois do retorno de...

Licitação do transporte público é um assunto que avançou pouco ou quase nada de um ano para cá

CANOAS | Chegou chegando: as metas anunciadas por Jairo Jorge para a retomada; finanças...

Prefeito elegeu cinco prioridades que vão dominar sua agenda numa espécie de 'transição por dentro' para o que vem sendo chamado de 'quarto governo' Jairo Jorge

CANOAS | ‘Debandada’ pré-JJ: secretários deixam o governo horas antes do fim do afastamento...

Felo Uequed, Pollyana Perinazzo e Luis Davi Siqueira pediram demissão do governo nesta segunda-feira, 27

CANOAS | Não esperem anúncios bombásticos de JJ nesta terça: o maestro e o...

Expectativa de retomada do mandato está sendo encarada como a chance de um 'mergulho na gestão' por partidários de Jairo Jorge

CANOAS | Terça-feira gorda: a única certeza é que Nedy subirá as escadas do...

Como prefeito em exercício ou como vice, Nedy não abrirá mão do espaço político que as urnas lhe deram em 2020
error: Conteúdo protegido!