Exposição “Por um fio” retrata a luta de mulheres reais na Bienal do Mercosul

Susan, artista que assina a exposição, afirma que este é um chamado para que homens e mulheres olhem para si a partir da perspectiva da vida e da arte.

Pergunte a uma mulher o que a torna livre. A artista visual Susan Mendes responde coletivamente com a arte: o direito de ser real. Há mais de 40 anos trabalhando com figuras femininas na arte contemporânea, Susan assina agora uma das exposições do projeto Portas para a Arte, dentro da 13ª edição da Bienal do Mercosul em Porto Alegre.

De 17 de novembro a 17 de dezembro, Por um Fio apresenta em 26 obras a vida das mulheres que se tornam vítimas da violência direta, indireta, física e moral. A violência na alma – ainda naturalizada pela sociedade. Com curadoria de Ana Zavadil, a exposição é um convite ao que há de profundo na contraposição a um sistema de opressão; é a consciência do perigo que cerca o gênero e sexualidade e a luta pela liberdade de se expressar e se autocompreender.

Processo de criação

As obras têm como suporte o papelão corrugado, material usado em caixas descartadas e reutilizado ao lado de tecidos, madeiras, fibras siliconadas, tintas, colagens e espelhos. Com uma produção sustentável, a artista desenvolve uma pesquisa própria com os materiais. No processo de lixar e rasgar o papelão, reflete a mulher real com suas curvas e cicatrizes; a autoimagem feminina sem a imposição de padrões e estereótipos. Parte da exposição foi feita durante a pandemia, em 2020, e retrata também o confinamento e a solidão.

“Eu sempre trabalhei minhas obras pelo viés feminino. Meninas e mulheres sabem: quem somos está constantemente sendo tirado de nós. É preciso falar da aceitação da mulher como ela é. Uma mulher possível, de verdade, que, mesmo nas situações em que se vê por um fio, acredita na potência das suas imperfeições e na liberdade de ir e vir. A exposição é um chamado para que homens e mulheres olhem para si a partir da perspectiva da vida e da arte”, diz Susan.

Ateliê Susan Mendes

A exposição Por um Fio acontece no Ateliê Susan Mendes, no bairro Três Figueiras, em Porto Alegre. O casarão que abrigou a família da artista por 36 anos foi transformado em um novo espaço e hoje recebe alunos de todo o Rio Grande do Sul para cursos, palestras e estudos sobre arte contemporânea.

“A casa foi ressignificada como arte. É um lugar com alma, onde todos se sentem muito à vontade para trabalhar em seus processos criativos. Já tivemos cursos de pintura, figuras humanas, tapeçaria, criatividade na arte, e temos muito a fazer para 2023”, completa.

A artista

Susan Mendes tem mais de 30 exposições em museus, universidades, acervos e instituições culturais renomadas, entre elas o Museu de Arte Contemporânea do RS (MACRS). Até o final de novembro, participa também da mostra Fora das Sombras – Novas Gerações do Feminino na Arte Contemporânea, montada pela curadora Ana Zavadil no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba (PR).

SERVIÇO
Exposição Por um Fio
Abertura – 17/11, às 19h
Visitação – 18/11 a 17/12
Terças a sextas, 15h às 18h
Sábados mediante agendamento

Ateliê Susan Mendes
Rua Felipe Becker, 431
Bairro Três Figueiras – POA
www.susanmendespinturas.com.br

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!