RODRIGO BECKER

Rodrigo Becker é jornalista e escreve sobre política, negócios e cidade diariamente neste espaço.

CANOAS | A lista do Nedy repercute mais que a do Tite

Expectativa de que haja 'demissĂ”es em massa' no governo movimenta Ășltimo dia da semana na polĂ­tica canoense

Sextou com ‘S’ de segredo: centro do governo estĂĄ ‘fechado em Copas’, como dia um doutor do carteado, mas o vazamento da informaçÔes de que o prefeito em exercĂ­cio Nedy de Vargas Marques prepara uma longa lista de demissĂ”es de assessores assombrou a polĂ­tica nesta sexta-feira, 18. HĂĄ uma clara percepção de que os alvos da lista sĂŁo pessoas ligadas ao prefeito afastado Jairo Jorge, mas nĂŁo hĂĄ confirmação disso – como disse na abertura deste post, o governo segue calado.

Na CĂąmara, a ‘lista do Nedy’ repercute mais do que a do Tite, que estreia semana que vem na Copa do Qatar com quase nenhuma polĂȘmica entre os convocados. NĂŁo dĂĄ para dizer o mesmo do prefeito em exercĂ­cio jĂĄ que, a se confirmar o boato, terĂĄ decretado publicamente o rompimento com JJ – o que jĂĄ Ă© dado como certo nos bastidores, mas ainda nĂŁo cumpriu o rito protocolar das rupturas polĂ­ticas, aquela cena em que um e outro caem atirando para todos os lados.

O boato, reforço, porque informação ainda nĂŁo hĂĄ, Ă© o de que de haverĂŁo mais de 100 demissĂ”es. Vendo o peixe como me entregaram mas, devo dizer, nĂŁo acredito que chegue a tanto. O nĂșmero ‘100’ se presta mais ao terrorismo do que Ă  realidade, mas deixa explĂ­cito que, se houver um movimento de demissĂ”es, serĂĄ uma ‘limpa’: a turma de alguĂ©m acordarĂĄ no sĂĄbado sem emprego, sem soldo e sem função.

Mas se Ă© boato, por que o blog se presta a tratar como notĂ­cia? Porque na polĂ­tica, o dito, o implĂ­cito e o nĂŁo-contado dizem muito mais do que a palavra e o tapinha nas costas. E Ă© puxando a ponta do fio que a gente vĂȘ se Ă© novelo ou o rabo do rato.

Caso o alvo das demissĂ”es seja mesmo o grupo jairista, o gesto de Nedy necessariamente serĂĄ visto como alta traição por todos que compĂ”e a cĂșpula de JJ. Algo equivalente a ‘implodir as pontes’ como diriam as cartilhas polĂ­ticas de antigamente; depois disso, nĂŁo hĂĄ retorno. O ‘gambito da rainha’, jogada do xadrez em que se sacrifica os peĂ”es para preservar o domĂ­nio do territĂłrio e a sobrevivĂȘncia da rainha – ou do rei, no caso – Ă© coisa que sĂł se aplica uma vez.

Veremos.

Mais Lidas

ÚLTIMAS DE RODRIGO BECKER

CANOAS | O ‘pepino’ que preocupa a cidade antes e depois do retorno de...

Licitação do transporte pĂșblico Ă© um assunto que avançou pouco ou quase nada de um ano para cĂĄ

CANOAS | Chegou chegando: as metas anunciadas por Jairo Jorge para a retomada; finanças...

Prefeito elegeu cinco prioridades que vão dominar sua agenda numa espécie de 'transição por dentro' para o que vem sendo chamado de 'quarto governo' Jairo Jorge

CANOAS | ‘Debandada’ prĂ©-JJ: secretĂĄrios deixam o governo horas antes do fim do afastamento...

Felo Uequed, Pollyana Perinazzo e Luis Davi Siqueira pediram demissĂŁo do governo nesta segunda-feira, 27

CANOAS | NĂŁo esperem anĂșncios bombĂĄsticos de JJ nesta terça: o maestro e o...

Expectativa de retomada do mandato estĂĄ sendo encarada como a chance de um 'mergulho na gestĂŁo' por partidĂĄrios de Jairo Jorge

CANOAS | Terça-feira gorda: a Ășnica certeza Ă© que Nedy subirĂĄ as escadas do...

Como prefeito em exercício ou como vice, Nedy não abrirå mão do espaço político que as urnas lhe deram em 2020
error: ConteĂșdo protegido!