RODRIGO BECKER

Rodrigo Becker é jornalista e escreve sobre política, negócios e cidade diariamente neste espaço.

CANOAS | Nedy no PT? Não duvide do pragmatismo de Paulo Pimenta

Especulação da semana coloca Nedy de Vargas Marques no PT de Paulo Pimenta: impossível não é - e o blog explica

Corta para o final dos anos 90: Nedy no PT? Nem pensar. Agora volta para 2022: Nedy no PT… quem duvida? Os anos passaram, a ideologia não morreu, mas flexibilizou; e um flerte com o ex-emedebista Nedy de Vargas Marques, prefeito em exercício de Canoas, já não é visto como sacrilégio nas catedrais petistas. O pragmatismo político passa pano para muitos pecados, mas não deixa passar a oportunidade de contar com o prefeito da terceira economia do Estado num momento de que o ‘papa’ Lula precisa de diálogo com o centro – e o cardeal Paulo Pimenta é quem está com o ‘milagre’ na mão, é quem vai dizer amém ou ou dar-lhe a extremaunção.

Já não é segredo para ninguém que Nedy está de saída do Avante. Desde a última semana de campanha, quando tirou o pé das atividades em que vinha participando, já se tinha notícia de que não viraria o ano no partido. Para o blog, o prefeito admitiu essa possibilidade, mas se manteve fechado em copas: não dá sinais de guinada à esquerda ou à direita; nem disse se permanece onde está, ou seja, no Centrão.

Longe dos olhos do público, se sabe que conversou com gente do MDB, mas depois do anúncio de que o partido havia convidado Felipe Martini, o clima esfriou. Há indícios de que o PSDB faria gosto em filiar Nedy e até de uma conversa entre ele o ex-prefeito de Cachoeirinha José Stédile, do PSB. E, agora, de que o PT. Uma fonte do partido contou ao blog que Nedy teve um tété-a-tété com Paulo Pimenta, o presidente estadual petista. O convite teria sido feito nessa conversa, há algumas semanas. A bola, então, estaria com o prefeito em exercício.

Em Canoas, a especulação é de que Nedy procura um partido que lhe dê sustentação para disputar a eleição de 2024 – estando ele no cargo de prefeito e, principalmente, se Jairo Jorge retornar. Intimamente, todos do círculo mais próximo de Nedy dizem que ele está convencido de que JJ não retorna mas que, mesmo assim, aguardará a primeira quinzena de dezembro para fazer qualquer movimentação. Será nesses dias que o futuro de Jairo será decidido pela 6ª Turma do Superior Tribunal de Justiça, o STJ, que julga o habeas corpus da defesa do prefeito com o pedido para devolvê-lo ao mandato.

Voltando ou não, depois de dezembro começa o ‘2024 é logo ali’ para todos os atores políticos nessa Canoas em que, de tédio, ninguém morre. Veremos.

Mais Lidas

ÚLTIMAS DE RODRIGO BECKER

CANOAS | O ‘pepino’ que preocupa a cidade antes e depois do retorno de...

Licitação do transporte público é um assunto que avançou pouco ou quase nada de um ano para cá

CANOAS | Chegou chegando: as metas anunciadas por Jairo Jorge para a retomada; finanças...

Prefeito elegeu cinco prioridades que vão dominar sua agenda numa espécie de 'transição por dentro' para o que vem sendo chamado de 'quarto governo' Jairo Jorge

CANOAS | ‘Debandada’ pré-JJ: secretários deixam o governo horas antes do fim do afastamento...

Felo Uequed, Pollyana Perinazzo e Luis Davi Siqueira pediram demissão do governo nesta segunda-feira, 27

CANOAS | Não esperem anúncios bombásticos de JJ nesta terça: o maestro e o...

Expectativa de retomada do mandato está sendo encarada como a chance de um 'mergulho na gestão' por partidários de Jairo Jorge

CANOAS | Terça-feira gorda: a única certeza é que Nedy subirá as escadas do...

Como prefeito em exercício ou como vice, Nedy não abrirá mão do espaço político que as urnas lhe deram em 2020
error: Conteúdo protegido!