RODRIGO BECKER

Rodrigo Becker é jornalista e escreve sobre política, negócios e cidade diariamente neste espaço.

CANOAS | Máscara é melhor que Covid e fecha-tudo: na dúvida, o seguro

Aumento de casos impõe proteção pessoal e comunitária contra a Covid-19 - com ou sem decreto

Nesta terça-feira, 29, o Hospital Nossa Senhora das Graças suspendeu as visitas aos pacientes internados na instituição em razão do aumento de casos de Covid-19 em Canoas. O Hospital Universitário, HU, fará o mesmo nesta quarta, 30. Até 15 de novembro, 264 pessoas haviam sido contaminadas e testadas; foram 429 em outubro. O governo se reúne ainda durante a tarde para discutir um decreto que preveja o retorno da obrigatoriedade do uso de máscaras em locais de grande circulação, como praças, shoppings e transporte. Há resistências, mas os índices estão se impondo: se você é contra um novo fecha-tudo, seja 100% a favor da prevenção.

Com ou sem decreto, está na hora de, por conta própria, o cidadão se garantir. Máscara, álcool em gel e higiene das mãos não arrancam pedaço. A Covid, sim: tira a gente do trabalho, do convívio com a família e, em casos mais extremos, tira a vida de muita gente. A mim, parece uma escolha fácil: e para você?

As novas variantes em circulação na região tem demonstrado um alto índice de contágio, ou seja, muita gente está pegando a doenças. Graças à vacina, não temos verificado casos graves nem um grande volume de internações como aconteceu em março de 2021, o auge da pandemia por aqui. Não temos visto e nem queremos ver: naquele mês, quase 500 canoenses perderam a vida – média superior a três famílias chorando um ente querido a cada 24h.

Lembro disso não por sadismo, mas como alerta. Repito: com ou sem decreto, a prevenção é o que nos cabe. Máscara, higiene e vacina não dependem da ordem de ninguém, basta usar. Vale dizer que em todos os postos de saúde da cidade há testes disponíveis para todos que procuram atendimento com sintomas gripais e na Central de Testagem, na Estação Canoas, nem precisa de sintomas; quem chega lá, testa. Já a vacina, segundo a prefeitura, tem em todos os postos para todas as faixas etárias – apenas a infantil está sendo oferecida, com exclusividade, no posto da Frei Orlando, no Centro.

Não espere a Covid voltar.

Mais Lidas

ÚLTIMAS DE RODRIGO BECKER

CANOAS | O ‘pepino’ que preocupa a cidade antes e depois do retorno de...

Licitação do transporte público é um assunto que avançou pouco ou quase nada de um ano para cá

CANOAS | Chegou chegando: as metas anunciadas por Jairo Jorge para a retomada; finanças...

Prefeito elegeu cinco prioridades que vão dominar sua agenda numa espécie de 'transição por dentro' para o que vem sendo chamado de 'quarto governo' Jairo Jorge

CANOAS | ‘Debandada’ pré-JJ: secretários deixam o governo horas antes do fim do afastamento...

Felo Uequed, Pollyana Perinazzo e Luis Davi Siqueira pediram demissão do governo nesta segunda-feira, 27

CANOAS | Não esperem anúncios bombásticos de JJ nesta terça: o maestro e o...

Expectativa de retomada do mandato está sendo encarada como a chance de um 'mergulho na gestão' por partidários de Jairo Jorge

CANOAS | Terça-feira gorda: a única certeza é que Nedy subirá as escadas do...

Como prefeito em exercício ou como vice, Nedy não abrirá mão do espaço político que as urnas lhe deram em 2020
error: Conteúdo protegido!