Quinho já estava no governo, mas acende ao cargo de secretário após uma série de tratativas entre o partido, o Republicanos, e o governo. Nesta quinta-feira, 1º, ele conversou com o prefeito em exercício, Nedy de Vargas Marques, por meio de uma vídeoconferência – Nedy segue em casa com diagnóstico de Covid-19, apresentando leves sintomas gripais.
O ex-vereador disputou a reeleição pelo Republicanos, mas ficou na suplência do pastor Alexandre Duarte, que representa o partido na Câmara. Nas conversas que aproximaram a sigla do então governo Jairo Jorge, seu nome e o de César Augusto chegaram a ser cogitados para o primeiro escalão durante a rápida transição de 2020 para 2021. César acabou na secretaria de Habitação e Quinho, uma diretoria no governo. Já com Nedy no paço, César Augusto assumiu o Desenvolvimento Econômico e Turismo mas acabou caindo após uma encontro na CICS em que teria falado em ‘instabilidade jurídica’ no governo diante das dúvidas sobre a continuidade de Nedy ou a volta de Jairo Jorge.
Além de por um ponto final no episódio, a nomeação de Quinho mantém a proximidade do Republicanos com Nedy. Havia uma dúvida no meio político se a sigla ficaria no governo a partir das notícias de um afastamento cada vez mais claro entre o prefeito em exercício o Jairo Jorge. Vale lembrar que Beth Colombo, secretária de Educação e principal expoente do Republicanos em Canoas, é amiga pessoal de Jairo Jorge, de quem foi vice-prefeita por duas gestões.
Agora, o caso parece superado.