CANOAS | Em dois meses, Mutirão de Limpeza retira mais de 18 mil toneladas de entulhos das ruas

Descarte irregular de lixo é crime e o infrator está sujeito a multas progressivas a partir de R$ 746,86, além da obrigatoriedade de remoção e destinação adequada.

O Mutirão de Limpeza da Prefeitura de Canoas completa dois meses de atuação, com um balanço de mais de 18 mil toneladas de entulhos retiradas das ruas. Nesta terça-feira (6), as equipes continuam os serviços no bairro Harmonia. Apesar dos esforços em recuperar a cidade após o temporal de agosto, as equipes enfrentam dificuldades com o descarte irregular de lixo.

O responsável pela organização das equipes do Mutirão, Márcio Bittencourt, reforça o pedido para que a população auxilie na limpeza e conservação da cidade. “Infelizmente, vemos diversos locais que já foram limpos pelas equipes sendo sujos novamente. É algo muito triste, pois estamos todos os dias fazendo esse trabalho de limpeza, mas sem o apoio da população canoense, não conseguiremos os resultados esperados”.

As equipes das Secretarias de Obras, Serviços Urbanos, Meio Ambiente e das Subprefeituras atuam de forma conjunta para limpar os espaços públicos e acabar com os resquícios do temporal de 15 de agosto.

O descarte correto de resíduos sólidos deve ser realizado em um dos cinco Ecopontos localizados na cidade. Os locais abrem diariamente (incluindo sábados, domingos e feriados), das 8h às 12h e das 13h às 18h.

Confira os endereços dos Ecopontos:

Ecoponto Nazário
Nordeste | Guajuviras
Local: Estrada Passo do Nazário – acesso ao aterro sanitário

Ecoponto Esperança
Nordeste | Igara
Local: Avenida Esperança, 19 – Bairro Igara

Ecoponto Espumoso
Noroeste | Mathias Velho
Local: Rua Espumoso, 315 – Bairro Mathias Velho

Ecoponto Rio Branco
Sudoeste | Rio Branco
Local: Rua Hermes da Fonseca, 1770 – Bairro Rio Branco

Ecoponto Niterói
Sudeste | Niterói
Local: Rua Paulo Fonteles, s/n – Bairro Niterói

Para mais informações sobre os ecopontos e quais tipos de materiais podem ser descartados, acesse www.canoas.rs.gov.br/servicos/ecopontos/.

Descartar lixo de forma irregular é crime

A Prefeitura de Canoas reforça: além de prejudicar o meio ambiente e o convívio urbano, o descarte irregular de resíduos em ruas, calçadas, praças, terrenos públicos ou privados e valas é ilegal. O infrator está sujeito a multas progressivas a partir de R$ 746,86, além da obrigatoriedade de remoção e destinação adequada dos resíduos, conforme a Lei Municipal 4.980, de 2005.

Denúncias podem ser feitas através da Central de Atendimento ao Cidadão, no telefone 0800-510-1234 ou com a Guarda Municipal, pelo número 153. Os moradores também podem enviar fotos da placa de qualquer veículo que estiver descartando lixo em áreas de terrenos baldios, privados ou públicos, calçadas e vias públicas. Envie sua denúncia para: [email protected], informando o local, a fotografia do veículo, a data e a hora do ocorrido.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!