Alunas da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Hélio Fraga receberam, nesta quinta-feira (8), o prêmio Destaque Regional Minas/Sul, na categoria produção audiovisual, na Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (Obsma). O reconhecimento veio a partir do trabalho “Curta metragem projeto mais vida à natureza, drive thru da reciclagem solidária”, foi conduzido em uma parceria da professora Ieda Bilhalva, junto com a professora voluntária, Fernanda Santos. A cerimônia ocorreu no Rio de Janeiro. As estudantes do nono ano, Alice Angelo, Adrieli Matos França e Evelin Kolling, receberam certificado e medalhas. O diretor Giovanni Ribeiro acompanhou a premiação.
O prefeito Rodrigo Battistella diz que a olimpíada foi importante para mostrar a qualidade do que é produzido
dentro das escolas de Nova Santa Rita. “Queremos tornar a educação de nosso município referência e temos investido pesado para alcançarmos esse objetivo. Recentemente, implementamos as Salas Makers, além de telas interativas e Salas de Leitura, além de termos investido em cursos de capacitação para educadores(as) e melhorias estruturais das instituições de ensino”. Ao parabenizar a equipe vencedora, ressalta a importância de seguir buscando o melhor para a área: “Eu acredito que só teremos um amanhã melhor, se tivermos indivíduos pensantes, com posicionamento crítico. Isso só ocorre quando há conhecimento e ensino de qualidade”.
De acordo com a secretária de Educação e Cultura, Maria Rita Feijó, a Obsma é um projeto educativo bienal promovido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). “Estamos muito orgulhosos das nossas alunas. Nosso foco é mostrar a qualidade do ensino do nosso município para outras regiões e, por que não, para o Brasil. Toda equipe da escola, nossas estudantes, estão de parabéns”. Segundo a Fiocruz, a iniciativa tem objetivo de estimular o desenvolvimento de atividades interdisciplinares nas escolas públicas e privadas de todo o país. Dentre os principais objetivos estão o reconhecimento do trabalho desenvolvido por professores(as) e alunos(as) nas escolas e a cooperação com a divulgação de ações governamentais criadas em prol da educação, da saúde e do meio ambiente.
A Olimpíada é voltada aos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, de escolas públicas e privadas do Brasil, reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) e visa fortalecer nos jovens estudantes o desejo de aprender, conhecer, pesquisar e investigar. Criada em 2001, a Obsma incentiva a realização de trabalhos que contribuam para a melhoria das condições ambientais e de saúde no Brasil, além de possibilitar que o conhecimento científico se torne próximo do cotidiano escolar e que as atividades pedagógicas de professores e escolas ganhem visibilidade.