O secretário da Fazenda, Luís Davi Vicensi, voltou de uma viagem a Brasília e São Paulo esta semana onde acompanhou discussões de atualização dos repasses do Fundo de Participação dos Municípios, o FPM. Valores para merenda escolar e os avanços em relação ao financiamento do piso do magistério também estiveram na pauta.
Davi foi recebido na tarde de segunda, 12, pelo vice-presidente da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), Rodrigo Monrroy, e pelo coordenador dos Serviços de Saúde, Roberto Tapia Hidalgo. A ideia é abrir tratativas para cooperação entre a Opas e o município de Canoas. “Iniciamos a conversa com a Organização no intuito de otimizar o financiamento do sistema de saúde municipal, fomentando os investimentos nesse setor”, destacou o secretário.
Na agenda da capital paulista, Davi participou da discussão da Frente Nacional dos Prefeitos, a FNP, sobre os temas da mobilidade urbana – transporte coletivo, entre elas – e nova matriz tributária – fatia maior do bolo para os municípios, trocando em miúdos. O plano dos prefeitos é melhorar as receitas para qualificar as despesas, grosso modo. 2023 será um ano desafiador – pós pandemia, novo governo, grandes necessidades e perspectivas; sem grana no caixa, não dá.